segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

UM ABRAÇO



Recebo o bom calor em forte abraço
E sinto outro momento mais audaz
No quanto a própria sorte satisfaz
Gerando o que pudera noutro espaço.

O quanto se anuncia não mais traço
E vejo o meu caminho tão fugaz
Nesta esperança rota, mas tenaz,
O preço a se pagar rompendo o laço.

Persisto nesta fúria e nada vem,
Somente o que se veja num desdém
Marcantes ilusões, cenário turvo,

E quando se aproxima tal estorvo,
Renasce dentro da alma amargo corvo
E vendo tal cenário, enfim me curvo.

EMOÇÕES


São coisas velhas eu sei,
A nossa recordação.
São coisas que lá amei,
E vejo com emoção.

O tempo passado, presente,
Vidas alegres vividas,
È tudo o que o povo sente,
As boas épocas já idas.

Retratos da nossa terra,
Tirados em outro tempo,
Nos lembram a nova era.

Era vivida então,
É o nosso passatempo,
Recordar com o coração.
II
Angola que sempre amamos,
Cidades por nós erguidas.
Têm hoje outros amos,
Albergam lá outras vidas.

Vidas sem recordações,
Da infância lá passada.
Destroem as emoções,
Que por lá foi deixada.

Verdadeiros donos ausentes,
Procuram sempre lembrar,
As fotos agora presentes.

Com tristeza no coração,
Procuram algo para amar,
Sempre com grande emoção.


Eu não sou eu.


Entre a sensualidade da água
vibra uma distância que chora.
A luz é sublime e a noite não sabe
que no alto do granito
o sangue atormenta a bondade
entre a vida e a morte.
A morte é certa quando respiramos,
mas seu peso é mais que o mundo
quando amamos.
Aqui, por cima da máscara
que uso nas horas sociais,
tudo condiz com a beleza da noite.
O mar brilha como romance
de eterno amor.
A espuma branca, luz na noite,
acaricia pequenas dunas de areia.
Ao fundo tudo é para contar
como se o grito não existisse.
Esqueço as espadas da vida
e sorrio com esforço.
Afinal, o assédio da morte
tem pouco tempo.
A vida e a esperança
conquistaram-na por enquanto.
Estou no meu silêncio só.
Na porta ao lado dormem corpos
de crianças que foram.
Talvez sonhos os afastem
do meu sorriso postiço.
Lá no fundo sabem
que eu não sou eu.
Sou fuga fracassada
da dor que combate,
num abrir e fechar de pálpebras,
a pressa da morte.


♥Te Amo♥


!!! Hoje é o dia de todos os amigos dizerem Te amo!!!♥ Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥ ♥Te Amo♥♥Te Amo♥
 

CAMINHOS



"Em toda nossa
vida percorremos
um caminho...
não se sabe se é
longo ou curto,
mas o que importa
são as pessoas
que conhecemos e
marcam nosso

A FLOR


A flor desenhada no copo de vidro
Repousa no tempo
Desbota
Resiste
Medita sem fim,
Eu, o copo
Iminente risco;
Quebrar.

"Em alguns momentos,



eu o decepcionarei,
em outros você me frustrará, mas,
se tivermos coragem para
reconhecer nossos erros,
habilidade para sonharmos juntos e
capacidade para chorarmos e
recomeçarmos tudo de novo
tantas vezes quantas forem necessárias,
então nosso amor será imortal!
"De todo AMOR que carregamos em
nós sempre haverá alguém que o
mereça mesmo que esse despreze
ou seja forçado a isso.

FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANT





Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.

Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas. Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.

Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.

Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio. A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe.

O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.

Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações. Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora.

Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura! Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.







Clarice Lispector

"Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la."

Clarice Lispecto

Recomeçar



Sempre é tempo de recomeçar.
Em qualquer situação podemos abrir novas portas, conhecer novos lugares, novas pessoas, ter outros sonhos.
Renovar o nosso compromisso com a vida e assim, renascer para a vida e alcançar a felicidade.
Não importa quem te feriu, o importante é que você ficou.
Não interessa o que te faltou, tudo pode ser conquistado.
Não se ligue em quem te traiu, você foi fiel.
Não se lamente por quem se foi, cada um tem seu tempo.
Não reclame da dor, ela é a conselheira que nos chama de volta ao caminho.
Não se espante com as pessoas, cada um carrega dentro de si, dores e marcas que alteram o seu comportamento, ora estamos felizes e transbordamos de alegria e paz, ora estamos melancólicos e só queremos ficar sozinhos...
O mundo está cheio de novas oportunidades, basta olhar para a terra depois da chuva. Veja quantas plantinhas estão surgindo, como o verde se espalha mais bonito e forte depois da tempestade.
As portas se abrem para os que não tem medo de enfrentar as adversidades da vida, para os que caíram, mas se levantam com o brilho de vitória nos olhos.
Todo o caminho tem duas mãos, uma que seguimos ainda com passos inseguros, com medo, porque não sabemos ainda o que vamos encontrar lá na frente, na volta, mesmo derrotados, já sabemos o que tem no caminho, e quando um dia, resolvemos enfrentar os nossos medos e fazer essa viagem novamente, somos mais fortes, nossos passos são mais firmes, já sabemos onde e como chegar ao destino, o destino é a vitória, o seu destino é ser feliz, eu creio nisso, e você?
Você está pronto para recomeçar?
O caminho está a tua espera, pé na estrada, coloque um sonho na alma, fé no coração e esperança na mochila, a vida se enche de novidades para os que se aventuram na viagem que conduz a verdadeira liberdade.

MINHA OUTRA METADE


Que a força do medo que tenho não me impeça de ver o que anseio. Que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca. Porque metade de mim é o que eu grito, mas a outra metade é silêncio.
 Que as palavras que eu falo não sejam ouvidas como prece nem repetidas com fervor, Apenas respeitadas como a única coisa que resta a uma mulher inundada de sentimentos. Porque metade de mim é o que eu ouço, mas a outra metade é o que calo.
 Que essa minha vontade de ir embora se transforme na calma e na paz que eu mereço, E que essa tensão que me corroe por dentro seja um dia recompensada. Porque metade de mim é o que eu penso e a outra metade é um vulcão.
 Que o medo da solidão se afaste, que o convívio comigo mesmo se torne ao menos suportável 
Que o espelho reflita em meu rosto um doce sorriso que eu me lembro de ter dado na infância. Porque metade de mim é a lembrança do que fui, a outra metade eu não sei... E que minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor e a outra metade... também...

INTELIGENCIA



Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças. - Charles Darwin

“Cartas de um diabo a seu aprendiz”


Você
não pode lutar sozinho contra as forças espirituais. É necessário usar a
armadura que Deus oferece, e reconhecer que está num campo de batalha
espiritual, pondo em prática uma vigilância constante. Em seu livro “Cartas de
um diabo a seu aprendiz” C.S. Lewis nos conta que o diabo chefe ensinou ao
diabo aprendiz que uma das armas mais eficazes contra os crentes é a distração.
De fato, a distração tem deixado os crentes expostos no campo de batalha. O que
mais tem distraído você na luta espiritual? Creio que uma das maiores
distrações que o inimigo tem conseguido nos impor é nos levar a ficar ocupados
com nossos programas, mas não termos tempo para a leitura e meditação da
Bíblica acompanhada de oração 

MINHA LUTAS..

Eu tenho vivido muitas lutas que
Têm causado feridas dentro de mim
E cheguei a perguntar-me
Onde estavas tu
Pensei em parar em meio a aflição
Querendo Senhor sentir a Tua mão
Buscando em Ti
Uma direção
Mas aprendi
Que na vida tudo tem um sentido
E descobri
Que sempre queres o meu bem
E que ao final será muito melhor o virá é  tudo parte de umj própósito ,e teu amor me guardará...

Caridade



Faz das mãos prato
do corpo cobertor
de cada palavra um ato
de amor.
Karl Marx Valentim Santos

Aonde você for




O que quer que faça
Eu estarei bem aqui, esperando por você
Não importa o que seja necessário
Ou que meu coração se parta
Eu estarei bem aqui, esperando por você
[...]
Richard Marx

Karl Marx lll

Quanto menos comes, bebes, compras livros e vais ao teatro, pensas, amas, teorizas, cantas, sofres, praticas esporte, etc., mais economizas e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e actividades são tragadas pela cobiça.

Karl Marx ll



Se o bicho da seda tecesse para ligar as duas pontas, continuando a ser uma lagarta, seria o assalariado perfeito.

Karl Marx l


O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades.

Karl Marx


Na manufatura e no artesanato, o trabalhador utiliza a ferramenta; na fábrica, ele é um servo da máquina.
Karl Marx

UMA CASA..


- Vamos descobrir um tesouro naquela casa?
- Mas não há nenhuma casa...
- Então vamos construí-la !
Groucho Marx

O AMOR

Se uma pessoa ama sem inspirar amor, isto é, se não é capaz, ao manifestar-se uma pessoa amável, de tornar-se amada, então o amor dela é impotente e uma desgraça.
Karl Marx

CORAGEM

A tortura deu lugar às descobertas mecânicas mais engenhosas, cuja produção dá trabalho a uma imensidade de honestos artesãos.
Karl Marx

sábado, 14 de janeiro de 2012

O Bêbado E O Garçom – Problemas De Comunicação

 Comunicação, Humor ·  


O bêbado entra num bar, senta-se à mesa e logo um garçom aparece para atendê-lo.
- Boa noite, o que o senhor toma?
– Tomo vitamina C pela manhã, ônibus para ir ao serviço e uma aspirina quando tenho dor de cabeça.
- Desculpe, acho que não fui claro. Eu quis dizer o que é que o senhor gostaria?
– Ah, tudo bem! Eu gostaria de ter uma Ferrari, namorar com a Luana Piovani e mandar minha sogra para o inferno.
– Não é nada disso, meu senhor! Eu só gostaria de saber o que o senhor deseja beber.
– Ah, é isso? Bom… O que é que você tem?
E o garçom:
– Eu? Nada, não… Só estou meio cansado e um pouco chateado porque meu time perdeu…
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Comunicação Eficaz É Um Dos Desafios Dos Profissionais Da Área Financeira

 Comunicação ·  
Profissionais de todas as áreas precisam entender que uma comunicação eficaz ajuda no desenvolvimento da carreira
Saiba mais
Trabalho: canais de comunicação interna dividem opiniões de especialistas
O diferencial da comunicação integrada
Comunicação digital movimentou R$ 3 bilhões na economia brasileira em 2010
Independentemente da área de atuação, a comunicação eficaz é ferramenta fundamental para o crescimento profissional. A afirmação não é novidade, mas ela é esquecida por alguns profissionais que ainda acreditam que trabalham melhor sozinhos. Entre os profissionais de Finanças, Controladoria e Contabilidade, essa crença é muito difundida. Por isso, ela é um dos desafios de quem atua nessa área.
A percepção é do professor da Fipecafi e diretor do Instituto Passadori, Reinaldo Passadori. E o assunto será debatido em palestra, a ser proferida em seminário sobre os desafios e perspectivas para os profissionais de Finanças, Controladoria e Contabilidade, nesta quarta-feira (23) em São Paulo.
Para o professor, os profissionais de todas as áreas precisam entender que uma comunicação eficaz ajuda no desenvolvimento da carreira. E esse quesito é ainda mais importante para os profissionais da área contábil e financeira, uma vez que a conjuntura atual privilegia a disseminação das informações em nível global e na qual o cenário econômico é cada vez mais determinante para as tomadas de decisões de empresas e pessoas. “Esses profissionais passam a ser cada vez mais influentes”, avalia Passadori.
“Fazer uma análise de mercado e traduzi-la para os investidores requer uma comunicação eficiente e clara”, ressalta o professor. “É com base nas informações desses profissionais que serão tomadas as decisões”, completa. Com tamanha responsabilidade, o mercado de trabalho está exigindo mais. Agora, não basta mais ser bom tecnicamente, é preciso saber falar com flexibilidade e adequar a linguagem ao público-alvo para ser compreendido.
As sete dimensões da comunicaçãoSer compreendido no mundo corporativo não é tarefa simples, ainda mais para profissionais que durante anos não precisavam se expor tanto como agora. Mas, na avaliação de Passadori, essas dificuldades não são sentidas apenas pelos profissionais de Finanças, Controladoria e Contabilidade. “Todos os profissionais devem ficar atentos às questões da comunicação”, avalia.
Passadori explica que existem várias fases da comunicação eficiente no mundo corporativo. A primeira delas é a comunicação intrapessoal. “Para saber se comunicar, é preciso ter autoestima e consciência de si mesmo”, explica o professor.
O segundo passo para uma comunicação eficiente é entender a comunicação interpessoal. Perceber o outro e as suas necessidades ajuda o locutor a entender o que o ouvinte está disposto a ouvir. “Essa percepção ajuda o profissional a adequar a sua linguagem”, diz. Para cada tipo de público, existe um jeito diferente de expor uma ideia, um projeto.
Os profissionais também devem ficar atentos às dimensões que Passadori chama de vocal e corporal. Ele explica que o tom e a velocidade da voz, bem como a postura corporal, também trazem informações e podem ajudar, ou atrapalhar, na transmissão de uma mensagem. “Gestos, tons e postura devem indicar segurança”, aconselha o professor.
Na hora de transmitir uma mensagem, também é preciso conhecer técnicas de apresentação. Elas podem auxiliar a passar uma ideia, como vídeos, powerpoint, slideshows, por exemplo. As duas últimas dimensões, o professor chama de intelectual e espiritual. No primeiro caso, os profissionais precisam agrupar todas as dimensões de um ponto de vista intelectual, ou seja, eles precisam utilizar a estrutura do pensamento para organizar ideias e eventos antes de transmiti-las a um público, tornando a mensagem ainda mais clara.
Já a dimensão espiritual refere-se aos valores que estão, e devem estar, embutidos nessa comunicação. Sem eles, na avaliação do professor, as ideias passadas não têm sustentação. Para Passadori, mais que passar informação, os profissionais precisam cativar quem os ouve. www.administradores.com.br
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Oratória: Quem Não Se Comunica Se…

 Comunicação ·  
Alguém já disse que o homem não é senão uma metade. A outra metade, é sua capacidade de expressão e de comunicação. Podemos ser pessoas brilhantes, plenas de recursos e potenciais. Na verdade, somos. Temos muito conhecimento e até formas espetaculares de pensar, mas se não exteriorizamos isto, quem poderá adivinhar? E isso é treinável?

Reinaldo Passadori é administrador de empresas, pós-graduado em RH e diretor do Instituto de Comunicação Verbal que leva seu nome. Depois de muito tempo já trabalhando em empresas, decidiu ensinar outras pessoas a minimizarem as dificuldades para falar em público, enfrentar o microfone, etc. Isto ocorreu há mais ou menos 11 anos atrás, quando descobriu que uma das maiores dificuldades dos executivos, e um de seus maiores medos, era falar em público.

O trabalho que ele propõe, envolve PNL (Programação Neurolingüística), criatividade, visão holistica, jogos teatrais, entendendo que um trabalho que é feito considerando, não uma técnica específica, mas o ser humano, precisa ter vários enfoques porque o ser humano é um processo complexo. Como o é a comunicação; maneira pela qual a pessoa se posiciona no mundo, à partir de suas crenças, transmitindo tudo que pensa e sente.
Tal trabalho, já teve mais de 9 mil participantes dos quais muitos em turmas abertas, e outros em empresas como Bradesco, BANESPA, Itaú, CEF, Citibank, COFAP, Andrade Gutierrez, GM, Mangels, Mercedes Benz, Petrobrás e Philco, entre outras.
Quando fala em comunicação, o enfoque é falar em público, pessoas que se preparam para vencer, romper barreiras de timidez, bloqueios emocionais diante do microfone ou da platéia, mas a idéia é de um trabalho que gera auto-conhecimento. “Eu acredito que todo trabalho de desenvolvimento pessoal tem que criar condições para que as pessoas percebam seus limites atuais, estabeleçam objetivos, queiram definir onde querem chegar e percebam a possibilidade de desenvolvimento.” Diz Reinaldo, “Então a idéia é possibilitar que as pessoas percebam sua condição atual, sua capacidade, sua habilidade de comunicação e, a partir deste processo de auto conhecimento, reconheçam aquilo que já aprenderam, mesmo sem consciência e saibam utilizar isso tudo de forma consciente, percebendo que podem evoluir a partir do momento em que vencem seus limites.”

É um trabalho que se propõe a gerar condições para que as pessoas percebam através de feedbacks, no vídeo, no processo de compartilhar percepções com o grupo, que tem uma presença ativa, e com os instrutores. Estimula-se, segundo Reinaldo, a percepção de detalhes não valorizados até então, gerando a possibilidade de maior conhecimento de qualidades do participante. Consequentemente estes passam a ter mais segurança na hora de se expôr diante do grupo.
Ele diz ainda que, neste processo, as pessoas têm possibilidade de conhecer suas dificuldades e limites, falhas e problemas, ausência de idéias ou um vocabulário fraco, a ausência de alguns recursos de voz, de corpo. A partir dai, oferecem-se técnicas e recursos oriundos do teatro, do radialismo, enfim de muitas formas diferentes, para que através de exercícios elas possam ter mais segurança, mais firmeza, posicionando-se melhor quando têm que falar.
O trabalho tem três abordagens: psicológica, física e técnica e não se limita apenas a criar condições para que as pessoas falem melhor em público, mas para que se comuniquem melhor em qualquer situação, seja no processo de inter-relacionamento pessoal, seja no processo de relacionamento consigo mesmo. Na empresa, na família ou nas relações sociais.

Passadori e sua equipe, partem do pressuposto básico de que a comunicação não é aquilo que se fala, é aquilo que chega ao ouvinte e, para eles, isso funciona numa entrevista, numa relação com os filhos, numa reunião de gerência ou numa palestra, curso ou treinamento.
Partindo desta visão global, trabalha-se medos e bloqueios que possam ter surgido através de experiências mal sucedidas ou da falta de experiência, de uma educação castradora, que possa ter bloqueado a pessoa na hora de falar diante dos outros.
Outra premissa dessa metodologia de trabalho é a de que há um processo de aprendizado que acontece gradativamente pelo enfoque psicológico. A pessoa vai ter mais segurança, a partir do momento em que conhecer o assunto e estruturá-lo de forma adequada, sabendo como começar e terminar uma apresentação, então, os participantes aprendem alguns modelos de início de apresentação, abordagens que possam ser interessantes de acordo com o contexto e a situação.
Numa segunda fase, é-lhes oferecido um conjunto de estímulos para que desenvolvam suas próprias maneiras de fazer as coisas de formas diferentes, colocando seu estilo, seu jeito, sua personalidade.
O trabalho tem um enfoque voltado para o uso adequado do corpo, voz, postura, mãos, braços, dedos, expressão facial e corporal, roupa, aparência, enfim cada detalhe da presença da pessoa que está se comunicando.

A primeira fase é a preparação, a organização do assunto considerando o público alvo para que se possa fazer um ajuste no processo e na linha de raciocínio, considerando o perfil do ouvinte, porque é importante saber ouvir, entender e se alinhar de acordo com este perfil. É fundamental, segundo o consultor, que se estabeleça um processo de harmonização (Rapport) com o grupo, alinhando-se com o vocabulário, momento, assunto, etc. para que seja possível dar o estímulo adequado ao entendimento daquilo que se quer transmitir.
Uma das grandes dificuldades que muitas pessoas têm é quando está chegando o momento de falar. A famosa ansiedade. Tremedeira, gagueira e suor são suas manifestações mais comuns. “Para estes casos”, explica Reinaldo, “nós usamos, por exemplo, um recurso de PNL. Um exercício adaptado chamado Círculo de Excelência ajudando a pessoa para que ela se fortaleça.”
É importante ressaltar que as pessoas não fazem um curso de PNL.
O que acontece é que elas recebem instruções adequadas e específicas para este tipo de exercício, possibilitando tirar o resultado da vivência. Passadori exemplifica: “algumas orientações são dadas inicialmente, creio que suficientes pois têm funcionado, para que se possa fazer o exercício sabendo o resultado,” ou seja, não se entra no nível de profundidade do que seria um curso de PNL, mas se recebe orientações relacionadas à mecânica do exercício.

Uma delas é a de que o sistema nervoso central não diferencia uma experiência real de uma experiência imaginária. Exemplifica-se isto com o exercício do limão. “Quando eu digo a você que pense em um limão bem verde e imagine-se lambendo uma metade deste limão, o que acontece é que imediatamente ocorre o processo de salivação. Isto é possível porque o cérebro não distingue experiências reais de experiências imaginárias.” Então pode-se trabalhar com experiências imaginárias e gerar aprendizagens bastante reais.
Num dado momento, são desenvolvidos aspectos relacionados ao vocabulário.
É importante, no processo de comunicação, ter um vocabulário ativo fluente para poder se ajustar aos diversos tipos de pessoas.

A sugestão dada por Reinaldo nesse sentido é que as pessoas percebam primeiro qual é o seu vocabulário ativo (palavras que você já utiliza espontaneamente para expressar suas idéias) e seu vocabulário passivo (palavras que você conhece mas não usa ). Quando estiver lendo um revista ou um texto qualquer, escolha 3 ou 4 palavras cujo significado você conhece, mas que nunca utilizou. Anote-as num caderno, escrevendo também seu significado pesquisado no dicionário para certificar-se de que não vai aplicá-las indevidamente e force seu uso, mantendo um contato visual constante através de um papel com algumas destas palavras escritas. Faça isso algumas vezes enquanto fala ao telefone, escreve um texto ou conversa com alguém.
O cérebro aprende por velocidade e repetição, consequentemente, depois de algumas vezes que você fizer isso conscientemente, a tendência será a de continuar fazendo automaticamente. Forme frases procurando usar aquelas palavras e, assim, se fizer com quatro palavras por dia, 20 dias por mês, no final de um mês por exemplo, você terá 80 novas palavras em seu vocabulário ativo. Multiplique isso por um ano e verá que, sem muito esforço, terá acrescentado 960 novas palavras e a grata satisfação de um vocabulário mais fluente e variado que impressiona quem o escuta. Isto certamente ampliará seu vocabulário. “Além do mais,” conta ele “não é raro descobrirmos em nossos cursos que o que algumas pessoas chamam de inibição para falar é, na verdade, ausência de vocabulário, dificultando a expressão.”

Com esta visão ampla, o que ele e sua equipe procuram fazer é um trabalho prático, vivencial e dinâmico, com todos aqueles encantadores que fazem com que seja gostoso participar de um curso.
“O que nós procuramos fazer, é um trabalho muito mais profundo, de resgate de potencial para que a pessoa, a partir da sua auto-valorização, possa se perceber mais participativa e saia com sua auto-estima reforçada sabendo que agora é sua hora de brilhar, sem precisar passar por cima de outras pessoas, mas tendo-as como aliadas, como parceiros, para que possam crescer se realizar.”

De fato é sabido que aprender a se comunicar melhor é como andar de bicicleta. Você pode ler 10 livros sobre o assunto e, no final, ainda não saberia como fazer porque é através da experiência que se aprende. Então, mãos à obra…
Sobre a autora:
Inês Cozzo Olivares é Diretora e sócia-fundadora da TAI Consultoria (desde 1994); Consultora, escritora e Palestrante Internacional (desde 1997); Psicóloga (1986); Autora do Livro “Abordagens Alternativas em T&D”; Autora do Livro ”Neuroaprendizagem e Inteligência Emocional”; Criadora e organizadora do GEN – Grupo de estudos de Neuroaprendizagem com ênfase em NeuroBusiness (desde 2006).
site: www.taiconsultoria.com.br
e-mail: ines.cozzo@taiconsultoria.com.br
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Você Aprende Com Seus Erros?

 Comunicação ·  

Em uma empresa, ou mesmo fora dela, comunicar-se bem não se resume a falar alto e claro, mas também dar feedbacks constantes, ser objetivo e ouvir o que os outros têm a dizer
A pergunta do título pode já resumir muito do que quero dizer neste artigo, mas há outros fatores a serem considerados que envolvem nossos erros e acertos. Primeiramente, seria bom aceitar o fato de que ninguém sabe tudo e que todos são suscetíveis a falhas e enganos.

A relação entre tentativa e sucesso ou fracasso é dupla. Há os que arriscam e tentam inovar. Muitos erram na primeira, na segunda, até chegarem ao acerto. Por outro lado, há os que têm medo de errar e, por isso, acabam deixando de lado a busca pela inovação – o que não deixa de ser um erro também. É importante entender que, para criar, indubitavelmente temos que assumir riscos.
Cada ação que decidimos tomar deve ser planejada e calculada, seja etapa a etapa ou processo a processo. Desta forma, é possível prever a maioria ou todos os nossos movimentos e possíveis desdobramentos que essas ações produzirão.
Muitos se perguntam por que geralmente são pessoas mais experientes que ocupam cargos de relevância estratégica e confiança nas empresas. A explicação é relativamente simples: esses já erraram o bastante para saber qual o melhor caminho a ser tomado.

Há alguns fatores que nos ajudam a diminuir erros que porventura cometemos. Para isso, devemos voltar a um processo básico que envolve tudo que conhecemos e fazemos: a comunicação.
Em uma empresa, ou mesmo fora dela, comunicar-se bem não se resume a falar alto e claro, mas também dar feedbacks constantes, ser objetivo e ouvir o que os outros têm a dizer. Outro detalhe importante é a linguagem corporal, pois é ela que garante que o corpo não vá dizer algo diferente do que nossa boca. Saber ouvir o que os outros têm a dizer e respeitar todas as opiniões nos dá humildade e também agrega conhecimento. Um grandioso pecado é não considerar o fato de outras pessoas, mesmo subordinados de hierarquias mais baixas, também terem ótimas ideias, além de que apostar somente na própria capacidade revela certa ignorância.

Se você errou e ainda dá tempo, tente corrigir. Mas, sobretudo, mostre que tem personalidade e atitude: aproveite a chance e mostre que está disposto a corrigir suas falhas e, principalmente, que aprendeu e não irá cometê-las nunca mais.
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A Arte De Saber Falar: Como Não Passar Vergonha Ao Se Apresentar

 Comunicação ·  
De acordo com a consultora Rita Batista, não existem regras para se comunicar bem, mas sim orientações a serem seguidas
Existem momentos em que se apresentar é inevitável. “Meu nome é…”, “Sou de…” e “Estou aqui para…” são sentenças que serão usadas durante as mais diversas ocasiões.
Na maioria dos casos, porém, tudo isso pode causar desconforto, gerado da timidez. No entanto, ao aliar desenvoltura e relevância nas informações, a apresentação se tornará rápida e objetiva.
O que, quem, como…
De acordo com a consultora da RH Internacional, Rita Batista, não existem regras para se comunicar bem durante uma apresentação, mas sim orientações a serem seguidas.      “É sempre bom estar relaxado, afinal é sobre você mesmo que irá falar. Organize, diga seu nome, para que veio e suas características”.       Um aspecto da comunicação verbal que deve ser levado em conta é o uso correto da língua portuguesa. Segundo a consultora, deve-se falar de maneira fluente e com uma linguagem objetiva.     Outro ponto para o qual Rita chama a atenção é o da preparação. Em sua avaliação, quanto mais treinamento, melhor será o resultado, mesmo tratando-se de uma simples “divulgação da imagem”.

Não faça da sua apresentação um fiasco
Pode-se dizer que saber se apresentar é uma arte. Não exagere e foque no ponto-chave daquele momento.
“Ao se apresentar para os colegas de um curso de inglês, por exemplo, não precisa contar sobre a sua vida pessoal. Apenas revele o seu objetivo com aquelas aulas e como elas serão aplicadas em sua vida”.
Outro fator importante é o vício de linguagem (“Né”, “tá”, “ok”). Dar margem a eles e a palavras imprecisas pode transformar sua apresentação pessoal em um ‘circo de erros’.
“Evite excesso de gírias e gestos indevidos. Outro ponto importante é não permanecer demais em um mesmo assunto, isso irá cansar os ouvintes”, explica Rita.

A consultora sustenta que se apresentar em uma entrevista e em um curso são situações muito distintas. “Em ambos os casos é necessário planejamento, mas na entrevista você está fazendo uma venda para um ou, no máximo, três entrevistadores. Seja sucinto: ‘Olá meu nome é… Estou aqui para…’”.
Fonte: administradores.com.br
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Seis Passos Para ter Mais Influência e Persuasão

 Comunicação ·  
Antes de mais nada, Cialdini define a Persuasão como a habilidade de trazer as pessoas para o nosso lado, mudando apenas a maneira como apresentamos nossos argumentos. Independente da definição, muita gente ainda enxerga o tema com algum preconceito – seja por considerá-lo uma panacéia ou por confundi-lo com poderes malignos e finalidades escusas.

Há, de fato, um pouco de tudo. Por isso o palestrante identifica três grupos distintos, de acordo com a forma como usam os Princípios da Persuasão:
Trapalhão: é a pessoa que perde oportunidades de exercer mais Influência por não saber como lidar com elas – ou por não identificar os momentos onde elas aparecem.

Aproveitador: aquele que, como o nome sugere, usa as armas de influência e persuasão para finalidades ilícitas ou antiéticas. Normalmente experimentam algum sucesso no curto prazo, mas perdem no longo prazo, na medida em que as pessoas vão descobrindo suas reais motivações e do que é feito o seu caráter.
Detetive: conhecedor das técnicas de Persuasão, está sempre atento aos componentes da situação, antecipando onde elas podem ser empregadas – sem, no entanto, enganar ou coagir.

Exatos dois anos atrás descrevi os Seis Princípios da Persuasão em O Poder da Influência e a Influência do Poder, onde detalhado cada um deles (sugiro uma olhada antes de prosseguir). Para não soar repetitivo, apenas acrescentarei as novas informações e insights.

1. RECIPROCIDADE: fazemos concessões a quem também nos faz favores, numa regra social implícita em quase todas as culturas. Mas, segundo Cialdini, se você quer a ajuda de alguém, tem que oferecer algo antes. Para o palestrante, não há senso de obrigação em cooperar com alguém que lhe promete um benefício se você tem que conceder algo antes – isso caracteriza uma troca.
Clientes especiais, gorjetas especiais
Este princípio soa, ainda assim, um tanto quanto batido; apenas uma derivação acadêmica do velho e bom “é dando que se recebe”. Será preciso assistir a uma palestra de um Ph.D. para saber disso? Vejamos o seguinte experimento antes de responder:
Num restaurante, ao entregar a conta, o garçom oferecia uma bala de menta aos clientes recebendo, por isso, 3% a mais de gorjeta (além dos tradicionais 10%). Quando o garçom dava duas balas, recebia 14% a mais de gorjeta – um número já expressivo.
Mas quando o garçom dava apenas uma bala, virava-se para ir embora e, no meio do caminho voltava e dava a segunda dizendo: “Especialmente para vocês, clientes tão bacanas, mais uma bala”, as gorjetas eram 23% maiores! Repare como a mesma quantidade de balas produziu dois resultados completamente diferentes. O que mudou foi, tão-somente, a forma como elas foram entregues.

Se isso é tão batido, por que não entregam balas em todos os restaurantes? Por que alguns estabelecimentos deixam as balas na saída, depois que o cliente já pagou a conta? Simplesmente porque o fato de conhecermos intuitivamente alguns dos princípios não significa que saibamos como utilizá-los ou, ainda, como potencializá-los.
O poder da Reciprocidade, por exemplo, pode ser amplificado quando o favor oferecido é realmente Significativo (diferente de Caro), Sob Medida e Inesperado. As balas de menta são Inesperadas e entregues de forma Personalizada (sob medida).

2. ESCASSEZ: “seu eu não posso ter algo, então eu o quero!”. Quanto mais raro ou escasso determinado bem, maior a vontade de tê-lo. Que o digam as empresas que gerenciam marcas famosas, como Louis Vuitton ou os cobiçadíssimos iPads. A simples ameaça de escassez de um item já aumenta o seu valor. Especialmente se era algo que você tinha antes e não tem mais; ou, tal como definiu Cialdini, “a perda é a forma extrema de escassez”.

3. AUTORIDADE: numa sociedade saturada de informações, o processo decisório transforma-se quase numa tortura. Assim, a palavra de um especialista representa um valioso atalho. A bem da verdade, nem precisa ser um especialista – apenas alguém em quem a gente confie, dando um testemunhal que transmita certa confiança.
Campanha Avis, 1963: ícone da publicidade mundial
Para ter autoridade num determinado assunto – caso você não seja alguém famoso – é preciso construir credibilidade. Mas como fazê-lo num primeiro contato com alguém? Cialdini dá uma valiosa dica, que contraria qualquer senso comum: antes de falar de suas mais incríveis qualidades, confesse pequenos (e reais) defeitos. A partir do momento em que você admite uma fraqueza, as pessoas passam a te ouvir de forma diferente.
Este é o princípio por trás de uma das mais famosas campanhas publicitárias e recentemente apontado como o 5o melhor slogan de todos os tempos: Avis – We’re second. We try harder*.

4. CONSISTÊNCIA: as pessoas querem ser consistentes com o que disseram ou fizeram recentemente. Ao lembrar alguém dos seus atos do passado, você pode sugerir os do futuro – e a sugestão será tão mais forte quanto mais Ativos, Públicos e Voluntários tiverem sido as ações anteriores.

5. CONSENSO (em suas obras anteriores Cialdini chamava este princípio de Aceitação Social) : as pessoas tendem a fazer o que os outros estão fazendo. Assim como buscam as Autoridades para ajudá-las a decidir sobre algo, também querem ver o que fazem pessoas parecidas.

6. AFINIDADE: estamos mais dispostos a abrir concessões para as pessoas das quais gostamos, ou com as quais somos parecidos. Freud disse certa vez que “Podemos nos defender de um ataque, mas somos indefesos a um elogio”. Com efeito, ao receber um elogio parece que passamos a gostar da pessoa imediatamente. Claro, desde que o elogio seja sincero – e isso vale também para os elogios que fazemos.
Neste aspecto, Cialdini lembra que várias vezes durante suas reuniões de trabalho surpreende-se pensando como Fulano dá boas idéias, ou como Ciclano é criativo. Mas ele jamais se lembra de dizer isso em voz alta, mesmo que tenha consciência de o quanto isso faria bem às pessoas e aos respectivos relacionamentos pessoais.
Boa parte das dicas que o palestrante dá já está em nossos repertórios, dentro daquilo que chamamos senso comum. Na maioria das vezes deixamos escapar boas oportunidades por não conhecermos os mecanismos por trás de cada um dos princípios, ou por não identificarmos as oportunidades que se apresentam. A estas oportunidades, Robert Cialdini chama de Momentos de Poder – tema de seu próximo livro.
“Nós somos a segunda. Nós nos esforçamos mais.” Os outros slogans premiados foram: Diamonds are forever (DeBeers, 1948), Just do it (Nike, 1988), The pause that refreshes (Coca-Cola, 1929), Tastes great, less filling (Miller Lite, 1974).
www.naopossoevitar.com.br
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Dez Vantagens do Brainstorming

Nem sempre uma empresa que conta com profissionais capacitados tem ao seu alcance uma equipe criativa, que faça o diferencial em relação à concorrência e apresente ideias que agreguem valor ao negócio. No entanto, essa situação pode ser revertida caso a organização proponha-se a adotar recursos que estimulem o surgimento de ambientes propícios à criatividade. Uma das ferramentas que se são utilizadas no ambiente organizacional é o Brainstorming, que traduzido para o português pode ser compreendido como “tempestade de ideias”. Confira abaixo alguns dos benefícios gerados por essa ferramenta.

1 – O Brainstorming estimula a interação, uma vez que as pessoas saem de um possível isolamento e têm a oportunidade de interagir com os demais integrantes da equipe.

2 – Permite que o capital humano libere a imaginação e, a partir desse momento, apresente sugestões e ideias que ficaram “engavetadas”. Muitas vezes, isso ocorre porque as pessoas não tiveram oportunidade de apresentar suas propostas em virtude do modelo de gestão adotado pela empresa, timidez ou receio de receberem um feedback “negativo”.
3 – O sentimento de valorização surge naturalmente, porque os colaboradores passam a entender que a organização preocupa-se em ouvi-los. A motivação acentua-se mais quando a ideia apresentada é instituída e resulta em valores diferenciados para a empresa como um todo.

4 – Gera-se possibilidade para resolução de problemas evidenciados na companhia. Como os profissionais conhecem a cultura e a realidade da empresa, as chances de apresentarem propostas coerentes e viáveis são acentuadas.

5 – Melhoria do clima, pois o Brainstorming convida a equipe a atuar de forma inovadora e os laços entre os participantes estreitam-se durante a “tempestade de ideias”.

6 – A comunicação entre as pessoas evolui, porque o receio das pessoas de terem suas ideias rejeitadas é vencido gradualmente. A pressão, tão constante no dia a dia das empresas, perde força.

7 – O relacionamento entre líder-equipe é fortalecido, pois o gestor passa a ouvir os membros de sua equipe. Essa relação melhora ainda mais quando a presença do diálogo ganha abertura entre os diferentes níveis hierárquicos.

8 – O desempenho dos profissionais pode apresentar melhorias, visto que o Brainstorming estimula que cada pessoa envolvida no processo dê o melhor de sim.

9 – Quando se evidencia melhoria no desempenho dos profissionais, isso é sinal que eles desenvolveram novas competências tanto técnicas quanto comportamentais. A criatividade é um convite à busca pelo desenvolvimento e quando isso ocorre, ganha a empresa e os colaboradores.

10 – Superação de limites. Ao trabalharem em conjunto e somarem conhecimentos os profissionais passam a ver os desafios como oportunidade de crescimento e aprendem a lidar com situações de desafio.
Patrícia Bispo – www.rh.com.br
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Como Lidar Com Pessoas Difíceis

 Comunicação ·  
Cada dia que passa, o dialogo entre as pessoas tem se tornado mais escasso devido a nossa tendência …
Cada dia que passa, o dialogo entre as pessoas tem se tornado mais escasso devido a nossa tendência individualista que cresce de maneira desenfreada, afastando todos do nosso circulo social, com isso vemos as atuais conseqüências como: Falta de compaixão, ausência de uma conversa e o baixo rendimento nos vários setores da vida.
Uma explicação lógica para esses problemas é a de que: O homem nasceu para viver em sociedade.
Nada se faz sem o auxilio do próximo, por isso devemos aprender a trabalhar e gerenciar bem uma equipe, motivando-a e obtendo resultados.

Por isso, atualmente a comunicação se tornou um dos fatores mais apreciados na hora de uma entrevista. Devemos aprender a lidar com os mais variados tipos de pessoas, com seus altos e baixos e todos os problemas emocionais que o individuo carregar consigo.

Um dos melhores métodos para começarmos a estudar esse tema, é nos colocar-mos no lugar do outro, imaginar o porquê aquela pessoa age daquela maneira? O que esta havendo? Como posso ajudá-la? Essas são perguntas básicas que devemos fazer para nós mesmos quando vemos alguém com uma atitude errônea em seu ponto de vista.

Com esse artigo viso apresentar de maneira resumida os principais tipos de comportamentos e de como lidar com essas pessoas, de maneira a evitar conflito e aumentar a produtividade dentro das organizações.
Identificando os tipos

A partir de agora, farei uma descrição básica sobre alguns tipos de personalidade, com essa análise, tente perceber qual deles melhor se encaixa com você, apenas com voe, não tente achar aqui a explicação para o próximo.
Feche os olhos após essa leitura e descubra quem você realmente é.
Otimista
O otimista sempre acha que os erros do próximo serão passageiros, logo aquela pessoa de personalidade difícil se mostrara como realmente é, porem quase nunca acontece e o engano, a demora pode acarretar um grande problema de relacionamento.
Bonzinho e ingênuo
È incapaz de enxergar a maldade, age sem prudência com relação as outras pessoas, confia de maneira demasiada pois pensa que todos são iguais a ele, e que ninguém tentara lhe prejudicar.

Dependente e necessitado
O dependente, o próprio nome já diz, depende de mais alguém como: Cônjuge, chefe tirano, filhos, etc. Acaba por deixar tudo para lá com medo de prejudicar-se. Mas deve perceber que para não se prejudicar, não é apenas na questão financeira, e sim o psicológico, nada se constrói em cima de sofrimento.
Apaixonado
Esse tipo de personalidade se mostra obcecado pelo amor, mas na grande realidade utiliza esse caminho para se enganar e suprir seu sentimento de carência afetiva, gerado por falta de confiança, afeto e amor próprio. A necessidade de ter alguém por perto, saber com uma grande constância o que a outra pessoa esta a fazer, etc.

Desligado
Esse tipo de personalidade é o mais avoado, nunca lembra de nada, nunca sabe de nada, apenas vive do jeito que a vida leva, sem a menor perspectiva, acaba por ignorar a pessoa que lhe deseja mal e tropeça na sua própria vida.
A partir de agora iremos estudar o outro, aquela pessoa cuja personalidade lhe traz problemas e acaba por gerar conflitos desnecessários onde se gasta energia de ambas as partes sem nenhum propósito construtivo.

Quem é o outro?
Nesta parte irei abordar os tipos de personalidade mais comuns que encontramos no nosso dia a dia, aprenderemos a lidar com cada uma delas da melhor maneira para evitar futuros aborrecimentos.
• Arrogante
È um dos tipos mais fáceis de identificar, sempre esta de nariz empinado, cara de desdém, olha para os outros como se fosse superior. Quando fala mantêm um tom de voz eloqüente e controlado para mostrar intelectualidade e controle emocional.

Porem na verdade, ele não busca criar uma empatia, ele busca um aliado que passe por toda essa “provação” e no final tenha resistido a tudo e a todos. Mas não se engane, essa pessoa busca um aliado para colocar os próprios planos em pratica, nada pensando em você, apenas nele mesmo.
Como lidar com o arrogante.
No fundo, o arrogante é uma pessoa insegura, com baixa auto-estima, que busca reconhecimento pelos seus atos, adora ser bajulado.
Evite entrar em confronto, pois isso serve apenas para torná-lo mais arrogante ainda.
Trate-o com respeito, porem exija-o de volta, deixe claro que isso não significa ser subordinado. Caso o mesmo passe dos limites diga-lhe com educação e firmeza para que reconheça que esta errado, tente elogia-lo para depois mostrar seu erro.

Do mesmo jeito fazemos quando precisamos de alguma coisa de uma pessoa cuja personalidade adotada é essa. Devemos inflar seu ego, deixa-lo feliz por ser reconhecido, e dizer que só pediríamos aquilo para ele pois sabemos de sua capacidade, pode ter certeza de que ele assim os fará.
• Autoritário
Esse tipo de personalidade é aquela que esconde o maximo o que realmente quer, porem com o tempo, a “mascara” acaba por cair, pois a convivência o força a isso.
Mas quem reparar nos detalhes, pode perceber quais são suas intenções antes mesmo de terem sido revelada. Basta reparar nos gestos, voz, e no modo de agir do mesmo.
O modo como se veste segue um padrão elegante e clássico, usa tons sóbrios como azul ou preto, sempre esta perfeito, impecável.
Fala alto e sempre tenta mostra animação nos seus discursos. Sempre usa a linguagem da imposição, como: Faça isso, me traga aquilo, etc.
Como lidar com o autoritário.
Esse tipo de pessoa tem uma falta de confiança em si mesmo de magnitude inigualável
Mas para disfarçar esse problema, ele tenta transmitir uma sensação de “autoridade” para os outros não desconfiarem de sua principal franqueza.
Senti inúmeras tristezas, mas a principal é a solidão, por isso nunca o ignore, nunca o “abandone” por completo.

• Dissimulado
Com esse tipo de personalidade, devemos tomar um certo cuidado. Quando discutimos com alguém dessa personalidade, ela acaba por guardar toda a raiva, não expondo seus sentimentos negativos mais profundos, porem ele os utiliza para te prejudicar pelas suas costas. É o famoso duas caras, pela frente seu amigo, por trás um rival.
Como lidar com o dissimulado.
Evite ao maximo fazer parte do seu circulo de relações, porem caso isso não seja possível, fale o estritamente necessário, nada de excessos, tente ser o mais frio o possível. Estabeleça limites e deixe-os bem claros, mas nada de atritos.
• Egoísta
É o tipo de pessoa que só pensa em si mesmo, age como se fosse a “ultima bolacha do pacote”, sempre tenta ser o centro das atenções. Quando convivemos com uma pessoa assim, muitas das vezes não acreditamos no que essas pessoas são capazes de fazer.
Esse tipo de pessoa pode adquirir o habito da mentira para ser o centro do dialogo, então cabe um certo cuidado no que acreditar sobre essas pessoas.
Quando alguém acaba se destacando mais do que ela, sem duvida alguma haverá uma represaria, esse é o famoso “puxar o tapete” que tanto ouvimos.

Como lidar com o egoísta.
As táticas usadas com esse tipo de pessoa é praticamente as mesmas de uma pessoa dissimulada, fique o mais afastado possível, mas não se preocupe ele nem ira notar.
Caso seja impossível, fale o que pensa, mostre suas razões e seja sincero, mas seja calmo ao falar.
• Inseguro
Esse tipo de personalidade foge do comum, insegurança é algo comum, todos nos temos porem nesse caso passa dos limites considerados normais.
Esse tipo de pessoa finge ser seu amigo, busca conselhos, pergunta cada passo que esta para dar, com isso cria uma relação mais profunda de amizade, ai corre o perigo, pois com essa relação, você acaba por contar seus segredos; sentimentos para essa pessoa. Com o tempo, ela não hesitara em usar tudo isso contra você, fazendo fofocas e criando intrigas para se promover em um grupo social.
Como lidar com o inseguro.
Cabe-se a evitar trocar informações pessoais com esse tipo de pessoa, se possível não mantenha amizade com pessoas desse tipo, pois uma hora ele ira mostrar quem realmente é.
Espero que com esse artigo, tenha esclarecido algumas duvidas de como lidar com as pessoas, e conseguir o objetivo.
Sérgio Arthur Rodrigues Simões
Sergio-rodrigues@folha.com.br
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Comunicação: A Base Para Um Bom Relacionamento


Em várias situações o relacionamento entre as pessoas sempre foi comparado como um elo responsável pela convergência ou divergência de comportamentos adquiridos a partir de ideais e experiências adquiridas ao longo da vivência de cada indivíduo. Isso ocorre não somente no campo pessoal, como também no ambiente corporativo. Por essa razão, a comunicação interna tornou-se um fator diferenciado e estratégico para as empresas com visão de futuro. Essa face do comportamento humano foi amplamente analisada por Marshall McLuhan que introduziu ao vocabulário da humanidade expressões como o impacto sensorial, o meio é a mensagem e aldeia global como metáforas para uma sociedade ávida de se manifestar, ou seja, comunicar-se de forma eficaz.

Não é por acaso que as empresas dos mais variados segmentos mostrem-se convictas de que para obterem resultados significativos é fundamental manter uma comunicação clara com seu capital humano. Afinal, se a organização não conseguir transmitir aos funcionários o que se espera deles, menos ainda entenderá o que seus talentos esperam dele e a consequência será o desligamento desses. Para quem atua em Gestão de Pessoas, um taxa significativa de turnover é um verdadeiro “tiro no pé”, mas que pode ser evitada quando a linhas de comunicação interna inclui saber ouvir, escutar e transmitir.

Um caso interessante de uma comunicação eficaz que permite um estreito relacionamento entre os profissionais ocorre na Cinco TI – empresa gaúcha que atua no ramo de Tecnologia da Informação. Segundo Alandra Telles, diretora de Recursos Humanos, a companhia atua de forma diferenciada não apenas em relação aos clientes externos como também junto ao público interno. A base para a postura da companhia – no que diz respeito ao relacionamento com os profissionais – parte do princípio que amar o que se faz é fundamental para o alcance de metas.
“O relacionamento que desenvolvemos com as pessoas que fazem a Cinco TI ser diferente é sempre claro e transparente. Acreditamos e damos credibilidade à nossa força-tarefa, valorizando cada detalhe nas pessoas que trabalham conosco e incentivando a constante melhoria nos processos. Dando voz aos nossos profissionais, somos mais eficazes em alcançarmos o sucesso. Desde o início trabalhamos assim, nossa história nos possibilita ver que contar com a ajuda de todos e permitir que opinem, critiquem e sugiram uma forma diferente de trabalhar, só nos levou cada vez mais longe”, argumenta Alandra Telles.

Um dos pontos fortes da política de comunicação interna da empresa é a abertura que os funcionários têm espaço para, diariamente, relatarem pontos que podem ser melhorados na Cinco TI. Isso faz com que as ideias surjam a todo o instante e o ambiente é propício a um constante brainstorming. A companhia, vale ressaltar, conta com uma hierarquia, porém o acesso aos gestores é livre e imediato, o que possibilita uma troca muita intensa de sugestões. É possível falar abertamente com colegas, “bolar” novos conceitos que serão levados às lideranças ou simplesmente sentar ao lado do presidente da empresa e manifestar tudo que está bom ou ruim.
Não há restrições com quem ou o que deve ser expresso pelas pessoas.
Práticas de comunicação – A Cinco TI possibilita várias oportunidades para conversar com os funcionários. Dentre essas, destaca-se a realização de um encontro que ocorre normalmente a cada dois meses com todos os setores da companhia. Os assuntos são pontuais, trazidos previamente pelos próprios colaboradores e discutidos abertamente por todos.
Também podem ser feitos convites a outros profissionais para proferirem palestras nessas oportunidades. “Esse é um evento que fazemos depois do expediente e tem duração de até duas horas. Além disso, havendo a necessidade, fazemos reuniões com nossos colaboradores no dia a dia”, complementa a diretora de RH.
Alandra Telles explica, ainda, que as reuniões gerais sempre contam com a presença dos gestores. Por esse motivo, a linha entre o diretor do setor e o funcionário é muito tênue e todos se tornam muito próximos. Também são promovidas reuniões que ocorrem entre o presidente e os diretores, assim como com toda a empresa ou até reuniões que são marcadas entre os próprios colaboradores para discussão de algum processo específico.

E o feedback? – Quando questionada sobre o espaço que o feedback dentro da política de comunicação interna, a diretora de Recursos Humanos diz que esse processo faz parte da rotina da organização e é uma ferramenta excelente de se trabalhar. Os envolvidos, vale destacar, ficam a par de tudo o que está acontecendo: as atividades a serem desenvolvidas, de que forma precisam ser realizadas e os prazos estipulados. Os profissionais contam com a presença dos gestores que ficam à disposição para ajudá-los no que for necessário. “O feedback apresenta-se a qualquer momento, seja positivo ou negativo. Um elogio nunca fica para depois, assim como uma falha que é imediatamente esclarecida e resolvida”, enfatiza.

Benefícios – O processo de comunicação interna proporciona benefícios significativos à Cinco TI. Dentre esses, destacam-se: a valorização dos profissionais; geração da transparência e confiança na gestão, uma vez que a empresa faz questão de não omitir para o funcionário como está o desempenho nas atividades que exerce e o que ele precisa ir mais além, alcançando as competências que a companhia espera dele. O reflexo dessa postura clara reflete, por sua vez, a confiança dos profissionais no modelo de gestão adotado pela companhia. Isso porque eles ficam tranqüilos, pois sabem que sempre terão um canal aberto para conversarem quando suas performances não estiverem indo bem. Da mesma forma, os funcionários têm a segurança de que receberão retornos positivos das atividades executadas com sucesso.

Comunicação não verbal – Há quem imagine que a comunicação é expressa apenas através de palavras escritas ou mencionadas durante um diálogo. Contudo, ela vai além e também se manifesta através da maneira de cada pessoa se vestir. Na Cinco TI todos os níveis têm liberdade de se vesti de acordo com seu estilo e modo de vida, pois o que importa para a organização é o trabalho bem executado.
“Na companhia adotamos o estilo que quisermos. Mas, quando mantemos contato com parceiros, clientes ou fornecedores, procuramos nos adequar à realidade do mercado, em trajes mais formais, respeitando o modo de vestir-se de cada lugar”, resume Alandra Telles, ao mencionar nos dias de calor o vestuário mais usado pelos homens é camiseta regata e bermuda. “Temos a liberdade de trabalhar com vestuário absolutamente simples. O importante é que as pessoas se sintam bem e trabalhem satisfeitas que a empresa caracteriza-se ainda por contar com uma equipe formada por profissionais de várias faixas etárias.

O perfil dos nossos profissionais caracteriza-se pela vontade de caminharem junto com a empresa. Atualmente, temos parte do nosso quadro de colaboradores pertencem à geração X, mas há espaço também para os talentos da Y. Não há restrição de gerações para fazer parte da equipe e o importante é o colaborador não ser acomodado e querer ir sempre além.
Retenção de talentos – A diretora de Recursos Humanos pontua que as ações da organização são vistas de forma muito intensa. “Acreditamos que atraímos muitos talentos com essa maneira diferenciada de trabalhar e conseguimos reter aqueles colaboradores que fazem a diferença conosco. Percebemos que o mercado sofre de falta de amor. Os funcionários sentem falta de atenção, são carentes. Descobrimos que não é difícil oferecer isso a eles. Tudo é possível se fizemos com amor e dedicação. Acreditamos em cada um dos nossos colaboradores e sabemos que eles também acreditam na empresa que tanto se dedicam”, finaliza.
Patrícia Bispo para o RH.com.br