quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dia internacional do orgulho LGBT é comemorado pelo CFESS

Conselho manifesta apoio a mais uma ação contra o preconceito

(Foto: Rafael Werkema)

Em comemoração ao dia internacional do orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT), celebrado nesta segunda-feira, 28 de junho, o CFESS elaborou mais um manifesto, reiterando o apoio que sempre deu à causa LGBT. É certo que, ainda nos dias de hoje, há homofobia no Brasil e é preciso ter ações efetivas para diminuir e erradicar com o preconceito e a discriminação contra a comunidade gay.

Conforme o manifesto, escrito pelas Conselheiras Marylucia Mesquita, Silvana Mara dos Santos e Kátia Regina Madeira, "o CFESS apoia ações estratégicas que contribuem na luta por uma sociedade fundada na liberdade, igualdade, com respeito e valorização da diversidade humana e, por isso, posiciona-se criticamente contra todas as formas de exploração e opressão humana".


De acordo com Marylucia Mesquita, nos últimos 30 anos o movimento LGBT brasileiro vem concentrando esforços para combater a homofobia/lesbofobia/transfobia, conquistando vitórias como a realização da Parada da Diversidade em todo o Brasil e a inserção em espaços de controle democrático no âmbito das políticas sociais, com destaque para a participação no âmbito do Conselho Nacional de Saúde, dentre outras. "A liberdade de orientação e expressão sexual e a identidade de gênero são dimensões da diversidade humana e por isso integram a agenda de luta do Serviço Social brasileiro. É com essa visão que o CFESS apoia essa causa", reforça a Conselheira.

Presidente Lula assina Decreto

Em outra ação de apoio ao orgulho gay, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no último dia 4 de junho, o decreto que institui o Dia Nacional de Combate à Homofobia, a ser comemorado anualmente no dia 17 de maio. O Decreto reforça as propostas de campanha do segundo mandato do presidente Lula, dentre as quais a continuidade do Programa Brasil Sem Homofobia; a realização da 1ª Conferência Nacional LGBT; a criação da Coordenação Nacional LGBT, do Conselho Nacional LGBT e do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos LGBT.

O dia 17 de maio de 1990 foi quando a Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo de tomada de decisão da Organização Mundial da Saúde, retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, a data é celebrada internacionalmente como o Dia de combate à Homofobia. A comemoração já existe em alguns estados brasileiros, como Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Santa Catarina.

Leia o CFESS Manifesta sobre o Dia do Orgulho LGBT

Conheça o Manual de Comunicação LGBT, adotado pelo CFESS

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Atitude Crítica para Avançar na Luta – 2008/2011
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF - 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário