sábado, 16 de julho de 2011

UAE – Unidade de atendimento especializado


PDF Imprimir E-mail
O Programa de Atendimento Especializado – UAE foi criado pela Resolução nº 004/1996, tendo sido alterada pela Resolução nº 69/2003 da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – Sedese.

O Programa atende gratuitamente crianças e adolescentes de baixa renda e com necessidades especiais, que apresentem sequelas de paralisia cerebral com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e outras síndromes. O atendimento é realizado por 34 clínicas credenciadas em Belo Horizonte, Contagem, Mateus Leme, Itabirito e Carmo da Mata, realizando, mensalmente, cerca de 20 mil atendimentos atingindo um público de aproximadamente duas mil crianças. São oferecidos serviços nas áreas de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e fisioterapia para crianças e adolescentes de até 21 anos. Esses serviços possibilitam às crianças e adolescentes uma participação mais efetiva e potencializada na comunidade, na escola e na família.

O encaminhamento ao programa é feito pelas escolas municipais e estaduais, conselhos tutelares, juizados e centros de saúde. O credenciamento de clínicas é realizado com divulgação feita no jornal ¨Minas Gerais¨ e no site da Sedese. Ressalta-se a importância da UAE, relatada pelas famílias, como a melhoria na aprendizagem, mudanças positivas no relacionamento familiar e social, melhoria na fala e no desenvolvimento motor e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário