terça-feira, 12 de julho de 2011

Programa de Atenção Integral à Família – PAIF/ Centro de Referência de Assistência Social – CRAS



 

O Centro de Referência da Assistência
Social é um equipamento público municipal, cofinanciada pelo Governo Federal e Estadual, responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade. Grupo de Convivência para mulheres e crianças , Adolescente. O Centro de Referencia (Cras) do bairro de Vera Cruz distrito de Porto Seguro BA.
De acordo com a coordenadora da unidade, O CRAS de Vera Cruz oferece às famílias da comunidade acompanhamento psicossocial, palestras educativas e atividades distintas realizadas nos grupos de convivência.



O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) é o principal programa de Proteção Social Básica, do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Foi. criado em 18 de abril de 2004 (Portaria nº 78), pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, aprimorou a proposta do Plano Nacional de Atendimento Integrado à Família (PNAIF) implantado pelo Governo Federal no ano de 2003. Em 19 de maio de 2004, tornou-se “ação continuada da Assistência Social”, passando a integrar a rede de serviços de ação continuada da Assistência Social financiada pelo Governo Federal (Decreto 5.085/2004). Desenvolve ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social na unidade do CRAS. Os Centros de Referência de Assistência Social são espaços físicos públicos onde são necessariamente ofertados os serviços do PAIF, e podem oferecer outros serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.


As estratégicas são trabalhadas, pela equipe técnica e pelos estagiaras de serviço social realizando junto ao Programa de Atenção Integral à Família PAIF/SUAS– O CRAS possui suas áreas de abrangência, correspondente aos bairros localizados na mesma área territorial, assegurando o acesso a todos os cidadãos e cidadãs que necessitem dos serviços da assistência social. Os CRAS do município atuam, ainda, de forma preventiva, evitando que as famílias atendidas entrem em situações de risco.

“Traçamos o perfil da comunidade para acolher as famílias da melhor forma. E já estamos sugerindo propostas que se adequem a realidade delas, para serem aplicadas a partir de Agosto 2011”, ressalta. Segundo a assistente social Reginalva que acompanha esse grupo de mulheres estão sendo programadas para o próximo mês novas atividades. “Para crianças e adolescentes e os grupos de mulheres que já esta sendo acompanhadas desde maio de 2011,este trabalho é realizado estamos propondo a sala de cinema, onde acontecerá a exibição de filmes que favoreçam a discussão crítica de temas importantes. Além disso, queremos oferecer oficinas de música, com o objetivo de formar grupos de coral”, aproveitando jovens do projovem como parceiros nesse projeto,grupo de teatro
Junto com a cooperação de parceiros

As famílias cadastradas no Cras do distrito de Vera Cruz, que apresentam perfis de vulnerabilidade, são acompanhas por psicólogos e assistentes sociais. “Como temos o propósito de fortalecer o vínculo familiar, acompanhamos as famílias que enfrentam problemas, por exemplo Crianças envolvidas em pequenos delitos,e ate uso de drogas são direcionadas para ser acompanhadas pelo conselho tutelar.

Para o segundo semestre, a agenda preparada também vai movimentar o dia-a-dia das famílias em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a coordenadora, além das feiras integradas de Saúde, Educação e Assistência social está programada também uma oficina de pintura em tecidos, curso de culinária, informática "A cada dia vai se formar novas parcerias para o fortalecimento das ações".

·        Oficina: Grupos de Mulheres
·        Grupo de Convivência para Gestante.
·        Grupo de Convivência para Adolescente
·        Grupo de Convivência para Crianças
·        Grupo de Idosos
·         Projovem

Nenhum comentário:

Postar um comentário