terça-feira, 5 de julho de 2011

A Arte do Palhaço






A arte do palhaço.
É uma das atrações mais marcantes no mundo circo, onde um circo sem palhaço não perde o sentido, mas essencialmente a graça. Sem tirar é claro o mérito das demais modalidades artísticas do circo, o palhaço é acima de tudo a atração maior, o provedor do riso, da descontração, do inesperado, do absurdo lúdico, do real transformado em imaginário, em forma de jeito e trejeitos; do óbvio simples e do decifrável, do desequilíbrio equilibrado, do tudo e do nada, do certo e do errado, do forte e do fraco, do esperto e do bobo, do branco e do preto, do augusto e do pastelão, do começo e do sem fim, do homem e da mulher, da criança , do jovem e do velho, da vida e da morte, da natureza e da arte.

O que seria este mundo de faz-de-conta e fantasias, cujo objetivo maior é levar humor verdadeiro e sincero ?

Nos tempos atuais vimos que por falta de valorização à arte e a cultura, o palhaço foi associado a um sentido pejorativo e sem importância. Quando relembramos a origem do palhaço, observamos o quanto este ser contribuiu para a sociedade de uma forma geral. Desde o tempo das cavernas, onde os nativos para se divertirem, cabriolavam o rosto com carvão para fazerem graça para os outros amigos. Passamos por todos os períodos da história e vemos um ser engraçado deixando sua contribuição para a comunidade, fazendo o que imagino ser o mais difícil e complexo que é arrancar o riso como forma de trabalho.

Quando nos reunimos com os amigos, sempre temos aquela pessoa  alto astral que nos conta piadas e procura deixar o ambiente mais alegre e saudável, fazendo isto de forma espontânea e sem compromisso. Já o palhaço, quando solicitado, se espera algum tipo de graça ou peraltice que por sua vez se tornou sua marca registrada. E é por isso, que costumamos dizer que é mais fácil fazer chorar do que rir.

Quando falamos em palhaço, nossa imaginação viaja no mais amplo horizonte lúdico que é o mundo da criança. Sendo assim, podemos afirmar que o palhaço é a própria face da criança. Criança esta a qual, mantém viva  a hegemonia e a existência do ser mais bizarro da face da terra, que é este palhaço.

Através de brincadeiras engraçadas, os palhaços da Brinquedoteca visam transmitir conceitos muito sérios, que atinjam diretamente, a uma melhor formação educacional da criança. Quando lidamos com crianças, não podemos esquecer que estamos trabalhando com o mais puro ser humano que existe na face da terra, por isso, todo cuidado é pouco quando aplicamos conceitos ou costumes que influenciem direta ou indiretamente na vida das mesmas. Por conta disso todo trabalho é pré-selecionado com toda didática, antes de ser aplicado. Com todos os requisitos cumpridos, o objetivo é levar o que há de mais puro e belo para nossas crianças; tornando assim sua mente rica em conhecimentos e discernimento entre o certo e o errado; trabalho este que surte efeito imediato na vida da criança, tanto no âmbito individual, familiar e social.

Baseado em tudo isto, o Palhaço Pincel traz a tona, as diversas atrações do circo de ontem, hoje e sempre, com as mais divertidas esqueties circenses como:

    *

      Mamãe abelhinha, a bomba, o lixeiro ( ou a aposta), a dona da pensão, histórias de horror como o caderudo ( ou a caçada ), o casamento do palhaço, a luta de boxe, o cumprimento, o sonâmbulo e o viajante de traz pra frente.



No meio a uma tarde de sábado, 19 de Março de  2011, eis que surge uma TruP de Palhaços invadindo a Creche Bom Pastor,com toda animação e amor para distribuir pra todos os lados, o amor comparando a tinta , ficou nas canelas de todo mundo e até nas paredes daquela instituição, foi amor jogado pra todos os lados. Um distribuição de Paz e alegria que se enfrentou nos corredores, quartos e jardim daquela crecher, muita música, muita brincadeira, abraço e uma conversa sem fim. Ver essa TruP de Palhaços iniciantes mostrarem seu potencial de profissionais do plantio do amor ao próximo, foi uma satisfação imensa. É com muito amor e orgulho que declaro oficialmente que o TruPcando em Sonhos de Belo Horizonte está na ativa e preparado para o combate contra todas as variáveis negativas que surgirem na nossa direção, sai pra lá Tristeza que a TruP vai invadir seu mundo. Quanto a doação a creche necessita de leite, segue abaixo mais informações sobre a instituição e como ajudar. ajude-nos a ajudar.

A instituição
A Cras de Vera cruz  utilidade pública, sem fins lucrativos,




A mobilização começou com a idéia de alguns jovens  do Movimento Jovem de fazerem um ato concreto em favor das crianças da Creche. Foi arrecadado brinquedos, roupas e guloseimas para que fossem confeccionadas surpresinhas para as crianças. A iniciativa entre os jovens foi tão positiva que outro grupo promoveu um almoço em uma outra creche, no bairro São Marcos.

O encontro com as crianças foi marcado com muita alegria. Os jovens de caras pintadas como palhaços fizeram brincadeiras e danças que envolveram a atenção dos pequenos, fazendo todos entrarem em clima de brincadeira e agitar.

Após o lanche providenciado pelos jovens foi realizada a entrega dos presentes. Quando cada criança ganhava seu presente seus olhos brilhavam de uma forma muito especial e única. Percebemos Deus se manifestando de forma pura, perfeita e mágica, no rostinho de cada criança.




Uma pirueta, duas piruetas: uma seqüência para crianças pequenas





O circo é sinônimo de diversão, habilidade, magia, e é parte significativa de nossa cultura. Por isso, foi o tema escolhido para trabalhar a diversidade motora de crianças de três centros de educação infantil da capital paulista


Fiz um primeiro encontro para identificar quais seriam as principais necessidades dos grupos, conhecer as crianças e as expectativas das educadoras. Notei características bem semelhantes entre eles, embora houvesse alguma diferença de faixa etária. Sem fugir à regra das crianças nessa idade, encontrei grupos “elétricos”, como disseram suas educadoras, que “gostam de andar e falar”, “adoram se mexer de um lado para outro, subir na mesa e correr pela sala”. Porém, nenhuma das educadoras tinha em mente realizar um trabalho específico com movimento naquele semestre, não havia nada planejado nessa área.

Conversando sobre minha idéia de desenvolver com as crianças uma seqüência de movimentos, as educadoras aprovaram a sugestão. Planejamos então uma seqüência de atividades com as crianças. O principal objetivo era que elas conhecessem suas possibilidades corporais e descobrissem novas formas de se movimentar e de se expressar. Para garantir motivação e interesse ao longo de todo o semestre, a proposta foi criar brincadeiras e atividades que tivessem como contexto o circo.


A criança e o movimento


Desde que a criança nasce seus movimentos medeiam sua relação com as pessoas próximas. Expressam disposições orgânicas e estados de bem ou mal-estar afetivo: abrem e fecham os olhos, abrem a boca, sugam os lábios, se contorcem, agitam pernas e braços, etc. Tão logo acontecem, os movimentos do bebê são interpretados pelos adultos de acordo com os significados que atri­buem a eles. Rapidamente é estabelecida uma relação afetiva entre o bebê e o adulto cuidador, por meio de um diálogo baseado em componentes corporais e expressivos. Desta forma, os movimentos deixam de ser pura descarga impulsiva para tornar-se em expressão, linguagem, que o ser humano vai utilizar pelo resto da vida para se comunicar, para se divertir e solucionar problemas.

O movimento é uma linguagem tão importante quanto qualquer outra, pois, além de ser chave para o desenvolvimento físico e motor e para a manutenção da saúde, favorece a interação das crianças com o meio físico e social, promove novas descobertas em relação ao seu próprio corpo, suas necessidades, capacidades e limites, em relação aos outros e à construção de conhecimentos. É, assim, fundamental para a construção da identidade e autonomia nos primeiros anos de vida.

Objetivos:
A Interação Infantil tem por objetivos:
· Utilizar as diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, etc.;
· Desenvolver uma imagem positiva de si;
· Estabelecer diferentes vínculos afetivos, elevando sua auto estima;
· Desenvolver atitudes de ajuda, colaboração e respeito às diferenças;
· Aprender a conviver, respeitar o outro. Sair do EU para o TODO;
· Expressar emoções, desejos e necessidades;
· Propor e executar problemas e suas soluções.


Avaliação- Observação
A observação das reações expressas pelas crianças, a capacidade de concentração e integração nas atividades, a satisfação de pequenas conquistas, será nosso instrumento de acompanhamento do nosso trabalho e nos ajudará na avaliação e no replanejamento.






Articulação com a comunidade:
O convite as familias para irem nas oficinas pode ser feito sob diversos pretextos, desde a simples participação até a formação  profissional relato ao vivo de um caso jé a participação em alguma atividade para a qual possa ter uma contribuição especial.
. Dessa forma, são aproveitadas as habilidades dos familiares para enriquecer o conhecimento e a vivência na instituição.
Não só nas questões culturais e regionais, podem ser inseridas nas programações por meio da participação dos pais e demais familiares, mas também as


6 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·          Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social;
·          Estimular o desenvolvimento da criança respeitando seu nível de maturação;
·          Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem;
·          Fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares;
- Lev S. Vygotsky (1896-1934) , professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, nasceu e viveu na Rússia. Construiu a teoria chamada  de sócio-interacionista, tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento.


PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS
Esses Movimentos são conhecidas como parte inseparável da sociedade. Buscam o conhecimento do mundo, construindo-o e partilhando idéias. Participam da construção de um universo mais harmonioso. Procuram garantir o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário