terça-feira, 12 de julho de 2011

“Investir na criança de hoje é ter certeza


de melhores dias no futuro de nosso país.”
Monteiro Lobato
A P R E S E N T A Ç Ã O
A elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP que ora apresentamos, deu-se em várias etapas ao longo do ano de 2006.  No princípio do ano, a diretora juntamente com as duas pedagogas da equipe técnica da Creche lançou as teses básicas para dar início ao processo de elaboração do PPP. Em seguida, foi delegado a um grupo de professoras para continuar a sua discussão e elaboração, acontecendo dessa forma a primeira etapa do trabalho. Nesta ocasião foi montado um documento-base contendo questões essenciais que pudessem gerar as discussões posteriores.
A segunda etapa aconteceu após convênio de parceria estabelecido entre o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS e o Ministério da Saúde para utilização da Creche “Narizinho” pelos filhos de seus funcionários. Na contrapartida do CONASEMS constou cooperação para desenvolvimento de processos educativos na Creche. Ficou acordado que essa seria em torno do Projeto Político Pedagógico, mais especialmente quanto a sua socialização com a comunidade escolar. Posteriormente foi realizada uma atualização dos professores e demais funcionários sobre os referenciais teóricos de Piaget Vigotsky e, que norteiam o trabalho pedagógico na Creche, e, por conseguinte fundamentam o próprio PPP. Esse trabalho foi executado pela Assessora do CONASEMS, Elizabete Vieira Matheus da Silva, que é Pedagoga e Mestra em Educação.
Em uma terceira etapa, como parte do trabalho de consultoria, desenvolvido por mim no corrente ano, dei início ao trabalho de reelaboração e montagem final do projeto, no qual, em alguns momentos, contei com a colaboração da psicóloga Márcia Fonseca Gonçalves de Almeida, servidora da Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, no momento cedida ao Ministério da Saúde e prestando serviço à Creche.
A última fase tratou da discussão para a aprovação final do documento, com a participação de grande parte do corpo funcional da Creche.

A intenção maior desse documento é retomar o exercício da discussão e conclusão coletiva, para que o Serviço de Assistência Materno Infantil tenha definido o seu PPP e assim direcionar todo o trabalho desenvolvido na Creche. O PPP não é nada mais que um referencial de qualidade necessário para a fundamentação pedagógica no trabalho executado na instituição. Nele estão inseridos o pensamento e a proposta de trabalho dos profissionais da Creche em resposta às necessidades e aspirações dos seus usuários. Está em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais orientados pelo MEC e com os referenciais teóricos em voga para a educação infantil.

Assim, essa proposta pretende situar e orientar os trabalhadores da Creche “Narizinho” quanto aos procedimentos essenciais na sua ação educativa. Desejamos que este trabalho represente uma consistente e significativa contribuição a todos os profissionais.

 Joana de S.Aguiar
Consultora - PNUD
Brasília, 16 de outubro de 2006.


1 – INTRODUÇÃO
O Serviço de Assistência Materno Infantil e Puericultura – SAMIP denominado Creche “Narizinho” apresenta o presente plano de trabalho para ser desenvolvido no biênio 2007-2008. Este Projeto Político Pedagógico (PPP) baseia-se na política educacional vigente, preconizada pelo Ministério da Educação e na contribuição de pensadores influentes tais como Piaget e Vygotsky.
A comunidade escolar da Creche “Narizinho” ao elaborar este documento busca destacar a função principal da entidade que é cuidar e educar. Solidifica desta forma, seu papel social e possibilita às crianças o sucesso educacional, preservando seu bem-estar físico, e estimulando seus aspectos cognitivo, emocional e social.
Decidimos por uma fundamentação pedagógica que permita acompanhar o educando em seu desenvolvimento considerando suas particularidades e ao mesmo tempo oferecendo suporte afetivo e educativo.
O PPP é uma proposta flexível a ser concretizada nos projetos educacionais, planejados semanal, e anualmente. Nela estão contidas as tendências pedagógicas utilizadas na Creche, bem como o sistema de estimulação, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças. As metas aqui propostas efetivar-se-ão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento de todos os profissionais que a elaboraram.
Fundamenta-se na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade ou outras alterações que se fizerem necessárias.
Não deseja ser, portanto um manual de ação pedagógica, mas um caminho aberto para ser enriquecido pela dinâmica da prática, tanto nos aspectos estruturais, como nos conteúdos e metodologia educacionais praticados.
Pretendemos que este PPP seja o impulsor e condutor do bom desempenho do corpo técnico e administrativo no alcance das metas e objetivos que o Serviço de Assistência Materno Infantil e Puericultura se propõe a concretizar neste biênio.

2 – CONTEXTUALIAÇÃO
A rapidez com que as mudanças ocorrem no mundo decorrente da globalização e das extraordinárias realizações no campo cientifico e tecnológico nos revela um quadro de múltiplos desafios. Estamos inseridos num novo modelo de sociedade onde somos impelidos, a todo instante a vivenciar crises de valores e ideologias políticas, sociais e culturais, além dos conseqüentes surgimentos de guerras, terrorismo e violências que assolam a humanidade.
É neste contexto que devemos lutar pelos nossos ideais de vida, na busca incessante de uma sociedade mais justa e solidária. Estamos certos de que é pela vivência da cidadania e do respeito ao outro que tomamos consciência do nosso papel.
Construir uma proposta pedagógica para as crianças atendidas na Creche implica em conhecimento prévio da realidade em que estão inseridas e do meio social em que vivem. A Creche é um dos ambientes de desenvolvimento da criança, talvez o mais significativo. No entanto, ela não pode ser entendida como instituição substituta da família, mas como ambiente socializador diferente do familiar. Nela se dá o cuidado e a educação de crianças pequenas que aí vivem, convivem, exploram e conhecem, construindo uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos de direitos.
Pensando na responsabilidade que temos diante da sociedade e dos indivíduos que estão sob os nossos cuidados é que elaboramos nossa proposta de ação educativa com a intenção de sermos e formarmos agentes de transformação visando ao bem-estar da sociedade.
Nossa comunidade escolar é formada por filhos de servidores públicos federais, pertencentes à classe média, moradores da zona urbana, e em sua maioria portadores de diploma de nível superior, com acesso facilitado aos bens de consumo e à assistência à saúde. As crianças da Creche “Narizinho” têm, portanto, suas necessidades básicas atendidas, e suas carências, de uma maneira geral são as próprias das crianças nesta faixa etária.
O corpo de trabalho da Creche “Narizinho” é formado por servidores do Ministério da Saúde: ativos permanentes, contratados temporariamente pela União e prestadores de serviço terceirizado; servidores do quadro permanente, cedidos pela FUNASA; e estagiários dos cursos de graduação nas áreas de Educação Artística, Educação Física, Enfermagem, Música, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.
Enfim, a equipe da Creche busca promover o desenvolvimento pleno do ser humano nas suas mais diversas competências nos primeiros anos de vida, a chamada primeira infância. Aqui começa nosso trabalho, percebendo a necessidade de apoiar e incentivar as habilidades e os valores inerentes à criança pequena, respeitando sempre sua individualidade.



3 - PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS
A Creche e a escola de uma maneira geral hoje são conhecidas como parte inseparável da sociedade. Buscam o conhecimento do mundo, construindo-o e partilhando idéias. Participam da construção de um universo mais harmonioso. Procuram garantir o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
O PPP, portanto, voltado para a integração dos saberes conhecidos, estimulados, produzidos e recriados elege o ato de brincar, espontâneo e/ou dirigido, como sendo a atividade primordial da criança na Creche “Narizinho”, pois através dele é possível se desenvolver:
·         Uma cultura de justiça, esperança, ternura e solidariedade;
·         O respeito ao individuo e às suas diferenças;
·         Uma consciência crítica acerca do mundo;
·         A formação de hábitos, valores e atitudes;
·         A autonomia com responsabilidade e respeito à limites.

4 – FINALIDADE
Creche cruz de Malta tem por finalidade oferecer atendimento, na modalidade direta, de cuidado e educação, às crianças na faixa etária de 4 (quatro) meses a 3 (três) anos, filhos dos servidores do quadro permanente do Ministério da Saúde, prioritariamente, bem como dos seus órgãos vinculados, os ocupantes de cargos em comissão, os contratados temporariamente pela União (Lei 8.745/93) e demais servidores da Administração Pública Federal que estejam em efetivo exercício.
A Creche poderá também atender aos dependentes, dos consultores e prestadores de serviço terceirizado deste Ministério, sendo que para esta última categoria o atendimento se fará após celebração de convênio, nos termos, do art. 338. §2º da CLT. Este atendimento será realizado enquanto o trabalhador acima referido estiver prestando serviço no Ministério da Saúde. Atualmente, os filhos dos servidores do Conselho Nacional de Secretarias de saúde – CONASEMS estão sendo atendidos em virtude do convênio estabelecido entre este órgão e o Ministério da saúde.

5 - OBJETIVO GERAL

Cuidar e educar numa abordagem construtivista*1 e sócio-interacionista*2, entendendo a criança como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento.


6 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·          Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social;
·          Estimular o desenvolvimento da criança respeitando seu nível de maturação;
·          Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem;
·          Fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares;
·          Garantir a formação continuada aos professores e demais trabalhadores e
·          Avaliar de forma constante suas práticas pedagógicas.
__________
*1- “Construtivismo, segundo Fernando Becker, significa a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia”. Doutor em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação, Professor de Psicologia da Educação da FRGS. Quem adotou e tornou conhecida a expressão foi uma aluna e colaboradora do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980), a psicóloga Emilia Ferreiro, nascida na Argentina em 1936. Partindo da teoria do mestre, ela pesquisou a fundo, e especificamente, o processo intelectual pelo qual as crianças aprendem a ler e a escrever, batizando de Construtivismo sua própria teoria.
*2 - Lev S. Vygotsky (1896-1934) , professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, nasceu e viveu na Rússia. Construiu a teoria chamada  de sócio-interacionista, tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento.


7 - ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA
A proposta de trabalho da Creche está voltada para uma educação contextualizada, respeitando sempre as etapas do desenvolvimento infantil. Busca-se facilitar o processo e organizar situações de aprendizagem, problematizando-as, para que a criança assimile e crie seu próprio contexto.
A Creche “Narizinho” considera que a educação é ao mesmo tempo um processo individual e um processo social facilitado através das inter-relações, pois assim, a criança desenvolve sua própria inteligência adaptativa na elaboração do conhecimento. O papel educativo proposto será o de estimular a capacidade de descobrir, produzir e criar, e não apenas de repetir. Respeita-se, portanto o tempo de aquisição das habilidades necessárias ao desenvolvimento da criança de acordo com seu talento e potencial.
Para se trabalhar os conteúdos de cuidado e educação de maneira contextualizada e o mais próximo de sua realidade vivencial, o trabalho pedagógico foi organizado da seguinte forma:
7.1 – Planejamento Pedagógico
É o início de toda e qualquer atividade educativa, pois define objetivos, prioridades e estratégias a serem usadas durante o processo de aprendizagem, ajudando na intervenção e dispondo critérios a serem utilizados ou analisados. Ao planejar tem-se em mente o público alvo, suas competências e suas diferentes necessidades conforme a faixa etária.
O planejamento, além de flexível procura contextualizar e considerar os eixos norteadores sugeridos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, adequando também à proposta da pedagogia de projetos utilizados na Creche. O lúdico e o prazeroso são determinantes no fazer pedagógico, pois é possível elaborar atividades para crianças pequenas, de maneira que elas possam crescer em ambiente estimulador, seguro, educativo e feliz.
 O horário para o planejamento seja semanal ou anual é observado com rigor, pois dele dependerá o sucesso da aplicação da atividade. O planejamento é um apoio estratégico do profissional da educação, pois:
·         Esclarece o sentido do ensino;
·         Promove o processo educativo;
·         Organiza espaço, tempo e material;
·         Permite ordenar idéias e reflexões;
·         Facilita o trabalho de aplicação e avaliação das atividades.
 7.1.1 – Estratégia de Trabalho
 Os projetos de trabalho também chamados de pedagogia de projetos constituem uma ação pedagógica específica e planejada que dá sentido social e imediato às aprendizagens dos alunos. Têm como finalidade recriar o papel da escola, levando em conta as mudanças sociais e culturais que acontecem em cada época.
 O trabalho com projetos vislumbra um aprender diferente, ele propicia a noção de uma educação para a compreensão. Essa educação organiza-se a partir de dois aspectos que se relacionam: aquilo que os alunos aprendem e aquilo que eles estão vivendo no seu dia a dia.
 Os projetos são planejados de acordo com acontecimentos atuais, festivos culturais e históricos. Por meio deles se pode ensinar melhor, pois a criança aprende de forma significativa e contextualizada.
 O conhecimento é visto sob uma perspectiva construtivista e sócio-interacionista, na qual se procura estudar e pesquisar, com as crianças, de forma lúdica e agradável, respeitando as características internas das áreas de conhecimento envolvidas no trabalho.
 O professor, além de levar em conta os conhecimentos prévios dos alunos, propõe desafios, em que a criança possa confrontar suas hipóteses espontâneas com hipóteses e conceitos científicos, apropriando-se, gradativamente, desses. Significa, ainda, que não se pode limitar suas oportunidades de descoberta, e que é necessário conhecê-las verdadeiramente para proporcionar-lhes experiências de vida ricas e desafiadoras. Do ponto de vista construtivista, o professor não deve realizar as atividades pelos alunos, mas auxiliá-los a encontrar meios de fazer as coisas a seu modo. Enfim, é deixá-los serem crianças.
 Estes projetos são úteis na medida em que valoriza o fazer educativo, contextualizando situações e acontecimentos importantes. São utilizadas dramatizações, músicas, danças, artes ou outra forma de expressão, para a culminância e síntese de cada bloco de estudo realizado.
 7.1.2 – Organização dos Conteúdos
 Os conteúdos a serem trabalhados têm em vista a interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimento e atitudes, e com as características e especificidades do universo infantil. As dimensões motoras, cognitivas, afetivo-social e a formação de hábitos, juntas, compõem os conteúdos pedagógicos básicos próprios da faixa etária das crianças da Creche.
 O modo como são organizados esses conteúdos, girando em torno de um tema, ou projeto, privilegiando sempre o contexto lúdico, reconhecem as crianças como seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente de maneira integrada e gradual.
 Nesta perspectiva, as brincadeiras, espontâneas ou dirigidas, o uso de materiais diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento caracterizam as várias maneiras de estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das crianças.
 7.1.3 – Organização das Atividades Pedagógicas
 As atividades pedagógicas são organizadas de modo a seguir uma rotina que vai desde a chegada das crianças na Creche até o momento de saída, quando seus pais/responsáveis retornam de sua jornada diária de trabalho.
 O cotidiano Cruz de Malta é composto de atividades que envolvem:
·        Recepção e saída das crianças;
·        Cuidado de higiene e repouso;
·        Alimentação balanceada e adequada às diferentes faixas etárias e às necessidades da clientela;
·        Atividades de recreação livre nas salas e no espaço externo;
·        Atividades educativas dirigidas e parcialmente dirigidas, tanto nos espaços internos como externos utilizando materiais e locais apropriados para tal fim.
 Toda e qualquer atividade vivenciada na Creche tem sua importância para a criança. Do ponto de vista didático destacamos:
 a) Brinquedos e brincadeiras. Tem como objetivo desenvolver as habilidades de forma lúdica e prazerosa. É o aprender brincando, usando o objeto, a arte, a música com o intuito de expressão e de socialização.
 b) Atividades Livres. É o momento de permitir e possibilitar que a criança manifeste seu simbolismo, seu imaginário, entrando no seu mundo do faz de conta, de descobertas e imitações. É o momento de interação direta com os outros colegas de diferentes idades, e de descobrirem afinidades e diferenças promovendo assim seu aprendizado individual e social.
 c) Hora do Conto. Este momento é propício para despertar nas crianças o gosto pela leitura, o prazer de folhear um livro e admirar as figuras que nele contém. Ouvir uma narração, incentivando assim o uso da linguagem e a imaginação das crianças para as lendas e histórias infantis, trazendo fascínio e deixando fluir seu imaginário e o simbólico.
 d) Passeios. Ao planejar as atividades que serão vivenciadas pelas crianças, pensamos em tudo que possa ser prazeroso e ao mesmo tempo educativo e enriquecedor. O passeio faz parte destas atividades como complemento ou culminância de um determinado projeto, como por exemplo, na semana da criança que se programa passeio em um parque infantil externo, ou quando se estuda animais que se programa uma visita ao zoológico.

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