terça-feira, 12 de julho de 2011

Projeto Pedagógico


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Identificação da Escola:

Creche cruz de Malta
Rua: av .Porto seguro
Bairro: vera cruz Porto Seguro Ba
Cep:
INTRODUÇÃO
” Ceche Cruz de Malta ao elaborar este documento busca destacar a função principal da entidade que é cuidar e educar. Solidifica desta forma, seu papel social e possibilita às crianças o sucesso educacional, preservando seu bem-estar físico, e estimulando seus aspectos cognitivo, emocional e social.
creche Cruz de Malta, leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
objetivo de levar a criança a descobrir e pensar.na capacidade de observar ,. As atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.
Na Educação Infantil, busca-se a integração da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio - culturais, complementando a ação da família e da comunidade.
Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem nas diferentes faixa etárias através de atuação que propicia o desenvolvimento de capacidade envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
É tarefa primordial da escola a difusão de conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade social. Um ensino que segue a linha diálogo – ação – compreensão – participação baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sócias.
Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumento por meio da aquisição de conteúdos e da socialização, para uma participação organizada e ativa da democratização da sociedade. Buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos e sócio – culturais, de onde são originadas todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.      





CONTEXTUALIAÇÃO
A rapidez com que as mudanças ocorrem no mundo decorrente da globalização e das extraordinárias realizações no campo cientifico e tecnológico nos revela um quadro de múltiplos desafios. Estamos inseridos num novo modelo de sociedade onde somos impelidos, a todo instante a vivenciar crises de valores e ideologias políticas, sociais e culturais, além dos conseqüentes surgimentos de guerras, terrorismo e violências que assolam a humanidade.
É neste contexto que devemos lutar pelos nossos ideais de vida, na busca incessante de uma sociedade mais justa e solidária. Estamos certos de que é pela vivência da cidadania e do respeito ao outro que tomamos consciência do nosso papel.
Construir uma proposta pedagógica para as crianças atendidas na Creche implica em conhecimento prévio da realidade em que estão inseridas e do meio social em que vivem. A Creche é um dos ambientes de desenvolvimento da criança, talvez o mais significativo. No entanto, ela não pode ser entendida como instituição substituta da família, mas como ambiente socializador diferente do familiar. Nela se dá o cuidado e a educação de crianças pequenas que aí vivem, convivem, exploram e conhecem, construindo uma visão de mundo e de si mesmas como sujeitos de direitos.
Pensando na responsabilidade que temos diante da sociedade e dos indivíduos que estão sob os nossos cuidados é que elaboramos nossa proposta de ação educativa com a intenção de sermos e formarmos agentes de transformação visando ao bem-estar da sociedade.





PRINCÍPIOS EDUCACIONAIS
A Creche e a escola de uma maneira geral hoje são conhecidas como parte inseparável da sociedade. Buscam o conhecimento do mundo, construindo-o e partilhando idéias. Participam da construção de um universo mais harmonioso. Procuram garantir o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, quanto ao desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
O PPP, portanto, voltado para a integração dos saberes conhecidos, estimulados, produzidos e recriados elege o ato de brincar, espontâneo e/ou dirigido, como sendo a atividade primordial da criança na Creche cruz de Malta pois através dele é possível se desenvolver:
·         Uma cultura de justiça, esperança, ternura e solidariedade;
·         O respeito ao individuo e às suas diferenças;
·         A formação de hábitos, valores e atitudes;
·         A autonomia com responsabilidade e respeito à limites.
– FINALIDADE
O atendimento a crianças da creche cruz de Malta tem por finalidade oferecer atendimento, na modalidade direta, de cuidado e educação, às crianças na faixa etária de 4 (quatro) meses a 6 (seis) anos.com turmas manhã e tarde,


5 - OBJETIVO GERAL
Cuidar e educar numa abordagem construtivista*1 e sócio-interacionista*2, entendendo a criança como ser humano integral, interagindo intensamente com o seu meio social e em constante crescimento e desenvolvimento.






6 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·          Valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social;
·          Estimular o desenvolvimento da criança respeitando seu nível de maturação;
·          Priorizar o aspecto lúdico e as brincadeiras como processo de aprendizagem;
·          Fortalecer a participação dos pais nas atividades escolares;
·          Garantir a formação continuada aos professores e demais trabalhadores e
·          Avaliar de forma constante suas práticas pedagógicas.
- Lev S. Vygotsky (1896-1934) , professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, nasceu e viveu na Rússia. Construiu a teoria chamada  de sócio-interacionista, tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. O aluno não é tão somente o sujeito da aprendizagem, mas, aquele que aprende junto ao outro o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento.

- ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA
A proposta de trabalho da Creche está voltada para uma educação contextualizada, respeitando sempre as etapas do desenvolvimento infantil. Busca-se facilitar o processo e organizar situações de aprendizagem, problematizando-as, para que a criança assimile e crie seu próprio contexto.
A Creche “Narizinho” considera que a educação é ao mesmo tempo um processo individual e um processo social facilitado através das inter-relações, pois assim, a criança desenvolve sua própria inteligência adaptativa na elaboração do conhecimento. O papel educativo proposto será o de estimular a capacidade de descobrir, produzir e criar, e não apenas de repetir. Respeita-se, portanto o tempo de aquisição das habilidades necessárias ao desenvolvimento da criança de acordo com seu talento e potencial.






Objetivos:
A Educação Infantil tem por objetivos:
· Utilizar as diferentes linguagens: corporal, musical, plástica, oral e escrita, etc.;
· Desenvolver uma imagem positiva de si;
· Estabelecer diferentes vínculos afetivos, elevando sua auto estima;
· Desenvolver atitudes de ajuda, colaboração e respeito às diferenças;
· Aprender a conviver, respeitar o outro. Sair do EU para o TODO;
· Expressar emoções, desejos e necessidades;
· Propor e executar problemas e suas soluções.
Organização Administrativa :
Creche cruz de Malta  constituída pôr 07 (sete) professores, sendo que 05 (cinco) atua em sala 01 (uma) é recreadora, uma secretária, uma servente e uma cozinheira.

Currículo Escolar:
Nosso Currículo tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através de estímulos de vários aspectos da criança, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno.
Buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.
Avaliação- Observação – Registro e Avaliação formativa:
A observação das reações expressas pelas crianças, a capacidade de concentração e integração nas atividades, a satisfação de pequenas conquistas, será nosso instrumento de acompanhamento do nosso trabalho e nos ajudará na avaliação e no replanejamento.
Na avaliação formativa , devemos levar em conta que não vamos avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. A aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada ás oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela .
Para que as observações não se percam e possam ser utilizados com instrumento de trabalho, é necessário que sejam registradas e para isso nossa escola adota um boletim de observações que contém item detalhados sobre as crianças e suas conquistas. Os mesmos são entregues aos responsáveis no final de cada bimestre, juntamente com os trabalhos do bimestre e retornam devidamente assinado pelos responsáveis.
 Programação das Atividades Escolares:
O calendário escolar é de 200 dias letivos e 800 horas em cada período de efetivo trabalho escolar, com conteúdo de férias e recesso escolar, reuniões pedagógicas e pais e mestres, e elaboração de projetos escolar. Os alunos participarão de projetos como:
· como higiene;
· água
· plantas
· socialização
Participarão de festas e eventos como:
· Festa a fantasia;
· festa da família;
· Festival juninas
· folclore;
· 07 de setembro;
· festa da primavera;
· dia das crianças;
· festa dos professores;
· espaço cultural (teatro, recital, exposição de artes);
· passeio ecológico;
· Festa de encerramento;
· copa do mundo;
Articulação com a comunidade:
A presença dos familiares como elementos integrador ao trabalho pedagógico constitui-se em outro recurso interessante. O convite aos familiares para irem à escola pode ser feito sob diversos pretextos, desde o simples relato ao vivo de um caso já mencionado pela criança, até a participação em alguma atividade para a qual possa ter uma contribuição especial. Dessa forma, são aproveitadas as habilidades dos familiares para enriquecer o conhecimento e a vivência na instituição.
É possível integrar o conhecimento das famílias nos projetos e demais atividades pedagógicas. Não só nas questões culturais e regionais, podem ser inseridas nas programações por meio da participação dos pais e demais familiares, mas também as
questões afetivas e motivações familiares podem fazer parte do cotidiano pedagógico.
Elaboramos e implantaremos juntamente com os professores um projeto educativo para incentivar-mos as participações de todos. Tanto as criação, como os pais, docentes e comunidade participarão no desenvolvimento do projeto.
 Articulação e Integração dos Profissionais da Escola:


· reuniões para estudo;
· planejamentos;
· seminários;
Planejamento Pedagógico
É o início de toda e qualquer atividade educativa, pois define objetivos, prioridades e estratégias a serem usadas durante o processo de aprendizagem, ajudando na intervenção e dispondo critérios a serem utilizados ou analisados. Ao planejar tem-se em mente o público alvo, suas competências e suas diferentes necessidades conforme a faixa etária.
O planejamento, além de flexível procura contextualizar e considerar os eixos norteadores sugeridos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, adequando também à proposta da pedagogia de projetos utilizados na Creche. O lúdico e o prazeroso são determinantes no fazer pedagógico, pois é possível elaborar atividades para crianças pequenas, de maneira que elas possam crescer em ambiente estimulador, seguro, educativo e feliz.
 O horário para o planejamento seja semanal ou anual é observado com rigor, pois dele dependerá o sucesso da aplicação da atividade. O planejamento é um apoio estratégico do profissional da educação, pois:
·         Esclarece o sentido do ensino;
·         Promove o processo educativo;
·         Organiza espaço, tempo e material;
·         Permite ordenar idéias e reflexões;
·         Facilita o trabalho de aplicação e avaliação das atividades.
 7.1.1 – Estratégia de Trabalho
 Os projetos são planejados de acordo com acontecimentos atuais, festivos culturais e históricos. Por meio deles se pode ensinar melhor, pois a criança aprende de forma significativa e contextualizada.
 O conhecimento é visto sob uma perspectiva construtivista e sócio-interacionista, na qual se procura estudar e pesquisar, com as crianças, de forma lúdica e agradável, respeitando as características internas das áreas de conhecimento envolvidas no trabalho.

 

Organização dos Conteúdos
 Os conteúdos a serem trabalhados têm em vista a interação das áreas psicomotora, com a construção de conhecimento e atitudes, e com as características e especificidades do universo infantil. As dimensões motoras, cognitivas, afetivo-social e a formação de hábitos, juntas, compõem os conteúdos pedagógicos básicos próprios da faixa etária das crianças da Creche.
 O modo como são organizados esses conteúdos, girando em torno de um tema, ou projeto, privilegiando sempre o contexto lúdico, reconhecem as crianças como seres únicos e capazes, que aprendem a aprender, a fazer, a ser e conviver consigo mesmos, com os outros e com o meio ambiente de maneira integrada e gradual.
 Nesta perspectiva, as brincadeiras, espontâneas ou dirigidas, o uso de materiais diversos, a música, o jogo, a dança, as diferentes formas de comunicação, de expressão, de criação e de movimento caracterizam as várias maneiras de estimular o desenvolvimento e as conquistas individuais e coletivas das crianças.
Organização das Atividades Pedagógicas
 As atividades pedagógicas são organizadas de modo a seguir uma rotina que vai desde a chegada das crianças na Creche até o momento de saída, quando seus pais/responsáveis retornam de sua jornada diária de trabalho.
 O cotidiano Cruz de Malta é composto de atividades que envolvem:
·        Recepção e saída das crianças;
·        Cuidado de higiene e repouso;
·        Alimentação balanceada e adequada às diferentes faixas etárias e às necessidades da clientela;
·        Atividades de recreação livre nas salas e no espaço externo;
·        Atividades educativas dirigidas e parcialmente dirigidas, tanto nos espaços internos como externos utilizando materiais e locais apropriados para tal fim.
 Toda e qualquer atividade vivenciada na Creche tem sua importância para a criança. Do ponto de vista didático destacamos:
 a) Brinquedos e brincadeiras. Tem como objetivo desenvolver as habilidades de forma lúdica e prazerosa. É o aprender brincando, usando o objeto, a arte, a música com o intuito de expressão e de socialização.
 b) Atividades Livres. É o momento de permitir e possibilitar que a criança manifeste seu simbolismo, seu imaginário, entrando no seu mundo do faz de conta, de descobertas e imitações. É o momento de interação direta com os outros colegas de diferentes idades, e de descobrirem afinidades e diferenças promovendo assim seu aprendizado individual e social.
 c) Hora do Conto. Este momento é propício para despertar nas crianças o gosto pela leitura, o prazer de folhear um livro e admirar as figuras que nele contém. Ouvir uma narração, incentivando assim o uso da linguagem e a imaginação das crianças para as lendas e histórias infantis, trazendo fascínio e deixando fluir seu imaginário e o simbólico.
 d) Passeios. Ao planejar as atividades que serão vivenciadas pelas crianças, pensamos em tudo que possa ser prazeroso e ao mesmo tempo educativo e enriquecedor. O passeio faz parte destas atividades como complemento ou culminância de um determinado projeto, como por exemplo, na semana da criança que se programa passeio em um parque infantil externo, ou quando se estuda animais






 Estes projetos são úteis na medida em que valoriza o fazer educativo, contextualizando situações e acontecimentos importantes. São utilizadas dramatizações, músicas, danças, artes ou outra forma de expressão, para a culminância e síntese de cada bloco de estudo realizado.

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