sábado, 14 de janeiro de 2012

Como Anda Seu Networking?

 (Networking) ·  
Antes de começarmos a pensar sobre esta importante questão, apresento-me: sou a Fabiana Sanches e revelo que me sinto muito feliz em estar aqui trocando impressões com vocês.
Hoje vamos aproveitar este espaço para refletirmos sobre o significado e a relevância do Networking, pois percebo que muitas pessoas têm uma ideia equivocada ou menos abrangente do termo.

Network, ao pé da letra, quer dizer Rede de Comunicações ou Rede de Computadores ligados entre si, segundo o dicionário Michaelis. No mundo dos negócios, Networking nada mais é do que sua Rede de Relacionamentos.
Esta Rede deve ser construída com muito carinho, cuidado, comprometimento, desprendimento, disponibilidade, respeito e ética. Quando alguém diz, “vou acionar meus contatos”, não deve pensar em oportunismo, mas sim, em troca.

 A sua Rede de Relacionamentos deve ser sempre movimentada, fomentada. Envie mensagens a seus contatos, conceda atenção personalizada às pessoas, pois elas perceberão sua clareza de propósito. E não seja interesseiro ou egoísta, pois tal atitude denigre sua imagem no mercado de trabalho. Se você se perceber com pensamentos e sentimentos desse teor, comece a se trabalhar e a rever seus conceitos, princípios e valores. No mundo corporativo, somente as relações baseadas no esquema “ganha-ganha” são mantidas e sobrevivem.
O Networking não se resume apenas, em um conhecido seu que ocupa um cargo expressivo numa grande empresa e que está à disposição para receber seu currículo ou de seus parentes e amigos. A Rede é uma via de mão dupla: você pede ajuda hoje e amanhã, é você quem orienta, empresta, promove, desenvolve.
 O Networking não consiste em pedidos de ajuda ou de emprego; o conceito é muito mais amplo; proporciona conhecimento, vivências, indicações, ou seja, uma disponibilidade constante para trocas de valor. 
E não pense em curto prazo, pois sua Rede tende a ser duradoura (essa é a ideia), se bem cuidada por você mesmo. 
Você começa a se relacionar hoje com um colega de profissão (ou não) e muito mais tarde, esse mesmo colega, quiçá, poderá se tornar uma parceria profícua em sua trajetória profissional.

Como os computadores da rede, nós também, como seres humanos, estamos todos interligados, pois somos parte do Universo e concebidos da mesma “Fonte”. Portanto, quando temos um pensamento ou atitude individualista, estamos percorrendo um caminho contrário ao da evolução natural.
 O compartilhar não te diminui, nem faz de você, alguém que perde algo, ao contrário, ao dividir, partilhar seu conhecimento, você cresce como pessoa e profissional, pois proporciona ao próximo, a mesma oportunidade de crescimento, de desenvolvimento e de ampliação da visão de mundo. E isso, não tem preço!

 Aliás, dificilmente conseguimos algo sozinhos, sempre precisamos uns dos outros porque somos seres gregários.
Para finalizar, vou contar um segredo: esta valiosa oportunidade de escrever para vocês nasceu de um convite de uma das pessoas da minha Rede; amizade esta, que venho cultivando com muito zelo.Abraços e até a próxima!
Recebido de Celi Fontes
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário