sábado, 14 de janeiro de 2012

Seleção Mal Conduzida Pode Gerar Contratação de Profissionais Inadequados

 Recursos Humanos ·  

Um dos grandes dilemas enfrentados pelos gestores de RH, a seleção de mão-de-obra qualificada e com o perfil desejado é um processo complexo de avaliação e escolha, que muitas vezes acaba resultando na opção pelo candidato errado.
A análise é de Silvia Moraes, diretora da Moraes Cursos, empresa especializada em treinamentos de legislação empresarial e comportamento organizacional, que realizará em Ribeirão Preto (SP) nos dia 10 e 11 de junho, o Congresso: Os Desafios do Mundo Contemporâneo Frente aos Recursos Humanos.
Segundo ela, a escolha do profissional certo é feita por meio de técnicas e ferramentas adequadas. Em primeiro lugar, argumenta, o responsável pela seleção deve estar em sintonia com o gestor. “O profissional incumbido da seleção deve conhecer detalhadamente a vaga e, após criterioso desenho do perfil da mesma, terá mais facilidade em encontrar o candidato que se adapta às exigências do cargo”, afirma.
Silvia ressalta ainda que a entrevista é uma das técnicas utilizadas, a qual exige preparo do entrevistador para que o mesmo tenha capacidade de analisar cada resposta do candidato, seja verbal ou corporal.
A veracidade das informações do currículo do aspirante à vaga só pode ser realmente checada quando este está sendo entrevistado. Muitas vezes, o que está escrito no currículo não traduz necessariamente a experiência do candidato. Há pessoas inserindo cursos que nunca fizeram ou qualidades que não têm.
Dessa forma, conduzir uma boa entrevista é possível desde que sejam feitas perguntas abertas e específicas, que busquem na experiência anterior do candidato dados sobre sua capacidade de adaptação às exigências da vaga e da empresa contratante. Testes psicológicos e outros também são formas de checar o que é verdade e o que é mentira.
“Importante: hoje existem muitos candidatos mais preparados que o entrevistador. Eles se valem de técnicas aprendidas em cursinhos que ensinam como sentar, o que falar, como se vestir etc., e isso impressiona, muitas vezes, o entrevistador despreparado”, frisa Silvia.
E como as empresas devem proceder para conquistar os melhores profissionais os mais qualificados? A resposta também é complexa, começando pelo fato de que atualmente o profissional que busca uma colocação costuma procurar um local com boa reputação e ambiente de trabalho, entre outros atributos.
“As empresas devem investir em sua imagem, pois certamente os talentos serão atraídos”, diz a diretora da Moraes Cursos, argumentando que é necessário se dar importância ao endomarketing, à pesquisa mercadológica, enfim, à comunicação da empresa com o mercado.
Outra forma de atrair os talentos disponíveis no mercado, aponta Silvia, é investir nesses profissionais, oferecendo possibilidades de crescimento (plano de carreira), porque a nova geração não tem mais a preocupação de ficar anos na mesma empresa.
“O novo profissional quer trabalhar em empresas interessantes, que proporcionem desafios, crescimento, continuidade nos estudos, benefícios diferenciados e, acredite, diversão. A geração de hoje quer trabalhar não somente pelo dinheiro e sim onde consegue aliar qualidade de vida dentro e fora do trabalho”, explica.
Silvia Moraes: Graduada em Ciências Contábeis. Durante 14 anos, atuou nas áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, tendo colaborado com diversas empresas dos setores industrial, educacional, construção civil e serviços em Ribeirão Preto e promotora de venda internas da IOB Informações Objetivas no período empresa líder de informativos jurídicos e contáveis por aproximadamente 4 anos.sempre@semprecomunicacao.
com.br para RHevista RH
| | Comentar »

Nenhum comentário:

Postar um comentário