sábado, 14 de janeiro de 2012

Treinamento e Desenvolvimento de profissionais

Treinamento) ·  

Há uma série de etapas, cada uma com seus pormenores, antes da concepção de um projeto de treinamento
Treinamentos são, ainda, uma das melhores maneiras de uniformizar e aprimorar a qualificação e informação dos funcionários de uma empresa, além da questão da padronização em um processo, seja para produção de um produto ou atendimento em um serviço. Mas há um problema que percebo há mais de trinta anos, em empresas de todos os tamanhos e setores: o planejamento disto.
treinamento-palestra-350A maneira com que algumas empresas tratam o treinamento e o desenvolvimento de seus recursos humanos ainda é um pouco equivocada por parte de algumas empresas. Muitos fazem dele um processo pelo qual todos precisam passar, mas o problema está, talvez, na maneira com que a “ferramenta” é utilizada. Resumidamente, como um instrumento de administração, o treinamento deve ser utilizado adequadamente para que possa influir favoravelmente nas atitudes e comportamentos esperados.
Há uma série de etapas, cada uma com seus pormenores, antes da concepção de um projeto de treinamento: a necesidade real da realização do treinamento e seus porquês, o quê efetivamente será dito ou mostrado, de que maneira acontecerá e, após isso, um acompanhamento que identifique quais foram os resultados atingidos e qual é a opinião das pessoas em relação a tudo que lhes foi passado.
Esta última parte, da mensuração e avaliação, vejo como uma das mais importantes, e uma das menos avaliadas. Que tipo de acompanhamento está sendo feito com os treinandos? Em quê exatamente esta instrução ajudou e agregou na pessoa? Como essas informações poderão ser utilizadas para melhorar os processos e ações de um setor em específico, por exemplo?
Espero ter contribuído de alguma maneira e colocado profissionais e gestores para refletirem sobre um ponto importante e muito presente em grandes empresas.
 Bernt Entschev
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