sábado, 14 de janeiro de 2012

O Que Não É Networking

 (Networking) ·  
Networking é uma expressão que já entrou no nosso vocabulário corporativo. Mas muita gente ainda se confunde com o que realmente significa “cultivar uma rede de contatos”. Pra tentar deixar um pouco mais claro, desta vez vou pontuar o que NÃO é networking:

- Mandar currículo pra todo mundo: Esse erro é clássico. Tem gente que NUNCA cultiva contatos mas, quando quer mudar de emprego, dispara seu histórico profissional pra todo mundo que já viu na vida (ou até  quem nunca viu). Talvez você até consiga um emprego, mas essa não é a melhor maneira de abrir as portas pra um novo contato profissional de longo prazo. Aliás, a maioria das pessoas ODEIA receber currículos sem necessidade.

- Puxar o saco dos outros: Ficar elogiando e concordando constantemente com o chefe ou outros colegas de trabalho não vai te levar a lugar algum.
Além disso, a maioria dos bons profissionais NÃO GOSTA de ter funcionários que concordam com as suas idéias 100% das vezes (os chamados “yes- man”).
- Distribuir a maior quantidade de cartões possíveis:

tem gente que vai pra um evento com a missão de distribuir, no mínimo, 100 cartões de visita. E depois, nunca mais fala com essas pessoas. Prefira a qualidade (fazer poucos contatos mais certeiros e com continuidade) do que a quantidade.
- Mandar um resumo SEMANAL dos excelentes resultados que você conseguiu no trabalho pra todos os seus contatos: Sim, networking pode até ser interpretado como uma ferramenta de “Marketing pessoal”, mas  cuidado com o bom senso e com a frequência do seu “plano de mídia”.
- Pedir ajuda dos outros constantemente (afinal, é pra isso que servem os contato, não?): eu sugeriria usar mais a prática de OFERECER ajuda do que pedir. Conte com seus contatos apenas quando você realmente  precisar.

- Mandar e-mails com notícias, correntes ou piadinhas pros seus colegas: Sim, isso vai manter o seu contato ativo. Mas pode gerar problemas: sua imagem pode virar a de um profissional desocupado, você pode ser adicionado à lista de bloqueio de seus colegas, etc. Mande o que for relevante, com moderação e bom senso.
- Adicionar todos os colegas de trabalho em redes sociais pessoais tipo Orkut, Facebook, etc: lembre- se de estabelecer um relacionamento PROFISSIONAL, o que não implica em um relacionamento PESSOAL.
http://bit.ly/9ZtYOH – João Marcos – Organizador do ToTheTop
|

Nenhum comentário:

Postar um comentário