sábado, 14 de janeiro de 2012

A Entrevista Por Competência

 (Entrevista por Competência) ·  

Tendo em vista a necessidade das organizações avaliarem o comportamento dos indivíduos e não simplesmente as suas capacidades e experiências, a entrevista passou a ter outro conteúdo avaliativo. Quando o aspecto comportamental ganha uma conotação
OBJETIVO:


Definir e estudar as principais técnicas desenvolvidas em uma entrevista por competência.
CONTEÚDO:


Para investigar o comportamento dos indivíduos em uma seleção uma das técnicas mais utilizadas é a entrevista.
* Entrevista: Segundo Marras esta objetiva detectar dados e informações dos candidatos a emprego subsidiando a avaliação do processo seletivo em todos os campos descritos no quadro acima. Ela pode ser classificada quanto a sua estrutura de duas maneiras:


a) dirigidas ou estruturada (quando possuem um roteiro definido, preestabelecido)
b) não-estruturada ou livres (sem roteiro definido)


Tendo em vista a necessidade das organizações avaliarem o comportamento dos indivíduos e não simplesmente as suas capacidades e experiências, a entrevista passou a ter outro conteúdo avaliativo. Quando o aspecto comportamental ganha uma conotação maior e essencial para a organização para a avaliação das experiências e qualificações dos candidatos ela recebe o nome de entrevista com foco em competências funcionais.
Competências funcionais, conforme Trassati & Costa (1999) diz respeito à performance, que sinalizam comportamentos e habilidades das pessoas compatíveis com o contexto estratégico da empresa.
Quando uma organização já tem as suas competências definidas torna-se mais eficaz para o selecionador adotar um esquema de entrevista comportamental com foco em competências. Conforme destaca Rabaglio (2001) a entrevista comportamental é estrategicamente estruturada para investigar o comportamento passado da pessoa numa situação similar da competência a ser investigada. Foi criada na década de 70 e popularizada pelo Dr. Paul Green da empresa Behavioral Technology, e Memphis, Tennessee, UA.
Os principais diferenciais da Entrevista Comportamental:


• Investigação do comportamento passado do candidato
• Estruturada e planejada com base no perfil de competências elaborado pela organização
• Personalizada para cada perfil de competência
• Tipo de perguntas utilizadas: perguntas abertas e específicas
• Perguntas com verbos de ação no passado, por supor que o passado prediz o comportamento futuro.
• Perguntas planejadas para obter respostas que tenham:


 Contexto, Ação e Resultado. As respostas dadas pelos candidatos que não explicitem esses três requisitos são consideradas vagas e imprecisas e necessitam ser mais averiguadas. Diante disso, torna-se importante utilizar outras perguntas que direcionam o candidato às suas experiências, vivências, emoções e atitudes passadas, tais como: conte-me o que ocorreu nessa circunstância? Fale-me sobre como você agiu ou reagiu diante de…? cite um exemplo do que você fez, qual a ação que você adotou ao deparar-se com…? Relate…, Descreva…Como você resolveu… São perguntas que ajudam a identificar o contexto, a ação e o resultado sobre o comportamento dos candidatos diante das competências que serão consideradas importantes para a organização.
De uma maneira geral as entrevistas têm limitações principalmente nas pesquisas referentes aos aspectos de personalidade, portanto, possuem prós e contras, conforme quadro abaixo. Com isso, torna-se mais fácil identificar quais os campos e itens serão investigados em um indivíduo através dessa técnica.
PRÓS
Permite contato face a face com o candidato;
Permite avaliar como o candidato se comporta e suas reações;
CONTRAS
Técnica subjetiva e com grande margem de erro;
Exige treinamento por parte do entrevistador
Exige conhecimento a respeito do cargo e suas características básicas.
Dicas de como conduzir entrevistas de seleção:


√ identifique os objetivos principais da entrevista
√ crie um bom clima para a entrevista
√ conduza a entrevista orientada por objetivos ou por competências
√ evite questões discriminatórias
√ responda às questões feitas
√ Anote sua impressões imediatamente após a entrevista. Não confie na memória.
Portal RH

Nenhum comentário:

Postar um comentário