- a Um Toque de Motivação ·
Um comentário foi deixado pela visitante Natália no meu artigo “O Que Você Quer Ser Quando Crescer?” e respondido por mim.Resolvi trazer estes textos como forma de reflexão para todos nós!
Natalia: Louvo a Deus por tudo que li, pois confesso estar precisando ter a vontade de vencer e lutar até o fim. Parecia estar lendo sobre a minha vida. Tenho desejo para muitas coisas mais devido as cobranças daqueles que me cercam e as palavras daqueles que dizem que eu não vou conseguir deixo me abater. Sou cristã e eu grande sonho é fazer missões por muitos países. Gostaria também de dar ao meu pai o tão esperado diploma que ele faz tanta questão que eu consiga. Confesso também que desejo te-lo, pois gostaria de ter o prazer de dizer “eu consegui”; por mais que eu não sonhe em exercer uma função, gostaria de um conselho como estudar e servir a Deus ao mesmo tempo? Muitas vezes sinto que pensando em fazer faculdade tenho que abrir mão de buscar um pouco mais a Deus
Prof.ª Rita Alonso:
Olá Natália,
Talvez eu não seja a pessoa mais correta para lhe aconselhar. Pois sempre achei que se conselho fosse bom não se dava. Vendia…
Eu poderia muito bem lhe aconselhar a conversar com o pastor de sua igreja, com seus pais, etc. Mas estou percebendo que neste momento você deseja uma opinião de alguém totalmente de fora da sua história.
Pois bem, vamos analisar em alguns pontos o seu comentário, começando por algo que mais me chamou a atenção.
1º) Em seu comentário você diz:”… por mais que eu não sonhe em exercer uma função”. Surpreende-me muito ler isto, pois a reviravolta que você deseja dar em sua vida inicia-se exatamente por aí: uma função, em algum lugar, em algum momento. O que te aconselho é fazer uma auto-reflexão, deitar a cabeça no travesseiro e perguntar-se: “O que eu realmente gostaria de fazer profissionalmente?”, “Do que eu gosto?”, “O que eu sei fazer?”.
Sem falar que nossas opiniões não são estáticas. O que você não deseja hoje pode passar a desejar amanhã.
2º)Em outro ponto você diz: “meu grande sonho é fazer missões por muitos países…”. Saiba que isto apenas não é o suficiente, porque a pergunta principal é: “O que tenho que fazer para alcançar este meu sonho?”, “qual o caminho?”. Talvez você precise primeiro estudar, se formar em alguma área e conciliar este seu desejo com um lado profissional, por que não? Não é impossível! Mesmo para realizar as evangelizações por vários países você precisa estudar muito, principalmente teologia. E como fará para se sustentar, para custear seus estudos? A resposta talvez seja: “na sua profissão”. Tendo um bom trabalho e um bom salário para isso.
3º) E por fim você completa: “… confesso também que eu desejo tê-lo” (o diploma) e na posição de profissional de RH eu lhe garanto que sem estudar não chegamos a lugar nenhum e é uma pena que você não tenha citado qual o curso que você está fazendo, mas seja lá qual for é sem dúvida nenhuma, um atalho para seu sonho. Mesmo que não seja a estrada principal, mesmo que outras pessoas digam que você deve ter foco. Natália suba um degrau de cada vez… tenha calma, tenha equilíbrio, as coisas não são feitas de um dia para o outro.
A universidade não tem apenas o objetivo de formar pessoas, mas “desabrochá-las” para o mundo… seu leque se amplia. Você passa de um estágio de “proteção” para um universo mais realista.
Este meu artigo “O Que Você Quer Ser Quando Crescer?” talvez tenha contribuído para o seu desabrochar, já que você resolveu me escrever, parar e pensar a respeito. Não deixe que “cobranças daqueles que a cercam lhe tirem de suas metas. Apenas aja em prol de suas próprias cobranças e faça ouvidos de mercador para outros quando disserem “você não vai conseguir”. Nosso pior inimigo não é aquele que nos atira palavras rudes, que nos tentam derrubar, que nos agride com “nãos”; ma o nosso pior inimigo mora dentro da gente quando dizemos: “eu não posso”, “eu não consigo”, “eu não sou capaz”…
Nossos inimigos são “fichinhas” quando comparados a este grande inimigo que mora dentro da gente! Talvez, até, possamos nomeá-lo como “desmotivação”.
Natália, você tem a opção de após seu curso fazer uma especialização em Teologia, pense na possibilidade de enquanto estiver estudando, fazer cursos paralelos que lhe atribuam mais conhecimento para atingir sua meta.
Talvez você já pratique trabalhos voluntários neste segmento, se sim, continue, continue e continue. Isto só lhe fará crescer…
O mais, dobre seus joelhos e peça respostas… elas virão, com certeza, mais cedo do que você imagina, talvez até nas entrelinhas desta minha resposta para você.
Um grande abraço e fique bem…
Prof.ª Rita Alonso
Nenhum comentário:
Postar um comentário