sábado, 14 de janeiro de 2012

A TODOS OS JORGES ALVES, JOSÉS, ANTONIOS E ANAS.

 - a Um Toque de Motivação ·  



Faço parte de alguns bons grupos de discussão pela internet,
Esta semana gostaria de comentar sobre um personagem da vida real -que também pertence a um destes grupos- chamado Jorge Alves, mas que poderia ter qualquer outro nome, principalmente, porque retrata uma trajetória similar a tantas outras pessoas, só que com um final de história que encanta qualquer um…
Vou retratar aqui parte de um dos e-mails dele:
“Queridos amigos da rede quero aqui fazer um agradecimento do fundo do meu coração a todos os integrantes e em especial a Professora Rita Alonso que com os seus artigos e textos me fez crescer como gente e como profissional me fez enxergar que eu sou um vencedor, pois fiquei desempregado por 02 anos e recebi vários “nãos” e por muitas vezes me senti humilhado por algumas empresas que não quiseram me dar uma oportunidade.
Amigos eu nunca havia passado por situação semelhante a esta e confesso que muitas vezes sai de casa a procura de trabalho e ao final do dia não tinha coragem de retornar ao lar porque tinha vergonha de encarar minha esposa e meus filhos em especial a minha filha MAYARA que não me pedia muito, só um MP3 que eu não tinha condições de comprar.
Foi neste grupo que encontrei forças para continuar em busca de um emprego, foi neste grupo que comecei a acompanhar os artigos e textos da Prof. Rita Alonso e através destes textos consegui fixar uma meta, mirei uma empresa de suco de laranja enviei meu currículo por várias vezes até que fui chamado para uma entrevista e a partir daí começou a minha vitória. Fui contratado como ajudante posteriormente promovido a líder de ajudante e após, promovido a controlador de embarque.
Ontem dia 31/04/2008 recebi a noticia que a partir de hoje serei promovido a operador de painel de controle de embarque de sucos a granel.
Por isso quero agradecer a todos aqui da rede e em especial a você professora que me proporcionou ver as coisas de um modo diferente.
Quero dizer também que hoje eu sinto pena das empresas que recusaram meu currículo e daquelas que nem sequer me deram a oportunidade de uma entrevista.
resumindo : hoje eu sou um trabalhador feliz e faço do meu ambiente de trabalho a continuação do meu lar onde eu me dou bem com todos e todos gostam muito da minha pessoa como amigo e como profissional.
Professora Rita se deus quiser um dia eu e meus familiares teremos a oportunidade de lhe conhecer pessoalmente. Jorge Alves Da Silva”
Estes dias recebemos mais notícias do Jorge, leiam um trecho do que ele escreveu:
“Estou de volta para agradecer a todos por mais uma vitória na minha vida. Eu que a pouco tempo era uma pessoa sem estima nenhuma devido aos constantes fracassos profissionais, não por falta de tentar nem por falta de vontade de vencer, só sei dizer que tudo que eu fazia dava errado. Nem o ensino médio eu conseguia terminar (…) Mais uma meta está sendo cumprida: comecei o meu curso superior em graduação tecnológica em logística. Quem diria ? Eu que não conseguia concluir o ensino médio hoje estou numa universidade, um pouco tarde é claro ,mas com objetivo. Sem contar a alegria que minha filha está sentindo e fala pra suas amiguinhas que o papai é universitário.”
Pois é amigos… Lembro-me bem do primeiro e-mail dele: desorientado, desestimulado, perdido e transpassando um enorme vazio interno.
Ei, espera. Não estou falando do Jorge Alves. Estou falando de mim… nas tantas vezes em que enfrentei alguns problemas: desorientada, desestimulada, perdida e com um buraco do tamanho do mundo n´alma.
Mas, novamente, não estou falando só da Rita Alonso. Estou falando dos Josés, dos Antônios, das Anas que passaram pelas minhas mãos nestes 25 anos de profissão onde lidei com as mais variadas personalidades, os mais diferentes e imaturos alunos, os mais perdidos candidatos na entrevista. Mas que tinham escondidos no olhar uma vontade enorme de mudar o mundo, mudar o sistema, mudar para melhor, mudar, mudar e mudar…
E certamente estou falando de você também.
Atire a primeira pedra quem nunca se sentiu assim.
Hoje, mais uma vez, vejo o Jorge Alves dar a volta por cima, ter mais uma batalha ganha. Mais uma conquista, mais uma vitória para mostrar para sua pequena Mayara a lição que nunca irão esquecer: desistir é o atalho mais fácil, mas não é a estrada certa que levará aonde se quer chegar.
Sabe o que eu, o Jorge e você que está lendo isso agora temos em comum?
Pense…
A questão é que todos nós, seres humanos não infalíveis padecemos do mesmo mal.
Em algum momento de nossas vidas nos deparamos frente a frente com algo tão maior, tão assustador, tão inatingível que nos torna tão pequenos e frágeis que nos faz duvidar, até, se o continuar vale realmente a pena.
E o Jorge Alves continuou… não esmoreceu… perseverou e repetiu inúmeras vezes que iria ter vitória, mesmo a adversidade se tornando vultosa, e o inimigo chamado “sem saída” sussurrando todas as noites em seu ouvido: “-Você não vai conseguir, não vai vencer”. Mas ele venceu! Venceu e continua vencendo. Por amor a esposa, por amor aos filhos, por amor a sua Mayara e, principalmente, por amor-próprio.
Dobrou inúmeras vezes seu joelho e como Jó revelou a si mesmo que iria persistir e vencer o inimigo invisível e Deus lhe respondeu através de alguns textos, através de alguns amigos, através do olhar de Mayara que pedia um MP3, que esse não era o final.
Já estive no lugar do Jorge Alves algumas vezes (e outras virão), já tive incertezas, inseguranças, dúvidas do amanhã, abandono…
Mas a persistência, a vontade, a determinação me fez repetir -e dobrar joelhos- muitas vezes dizendo: “Sei que Deus confia em mim e não vou decepcioná-lo ”
Sei que Deus também confiou em cada um amigo aqui e parabenizo cada um por ter passado por tudo que já passaram sem dar glória ao inimigo, seja o nome que este inimigo tiver.
E você, que está lendo isso agora, faço o convite de repensar seu passado, em quantos obstáculos tiveram que saltar e quantas e quantas vitórias tiveram e chegaram onde estão hoje. Faço um convite para dar Graças!
Agradeço a Deus que, como eu, confiou que o Jorge Alves ia superar e continuar perseverando diante de toda provação… porque tudo tem um sentido, nada é em vão.
Principalmente servindo para nos mostrar e a outras pessoas um exemplo bonito de superação e coragem.
Prof.ª Rita Alonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário